Nome do Projeto
Reabsorção radicular externa em dentes tratados ortodonticamente: revisão sistemática e relato de caso clínico.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/08/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Resumo
Dentes submetidos a movimentações ortodônticas podem apresentar perda da substância da raiz dentária, também conhecida por reabsorção radicular externa (RRE). Ela pode ser considerada uma das principais iatrogenias na terapia ortodôntica, podendo apresentar diferentes graus de magnitude de perda radicular. As mínimas são frequentes e não comprometem a função e conservação do elemento dentário, enquanto que as moderadas, severas e extremas deve-se obter outro tipo de conduta apoiada nos fatores de risco e na extensão das reabsorções. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre a associação das RRE com o tratamento ortodôntico, no que diz respeito a níveis, direção e continuidade de força e duração de tratamento, bem como apresentar um caso clínico em que houve reabsorção radicular severa após tratamento ortodôntico prolongado.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Através de uma revisão sistemática da literatura e descrição de um caso clínico, avaliar a associação de casos de Reabsorção radicular externa (RRE) com pacientes submetidos a tratamentos ortodônticos.

Objetivos específicos :
-Analisar a literatura para buscar a relação da RRE com níveis de força, direção continuidade e tempo de tratamento ortodôntico;
-Relatar um caso clínico de RRE severa em que a história clínica sugere a relação com o tratamento ortodôntico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATIARA TERRA DA COSTA105/08/201931/12/2020
VICTORIA BARBOSA BRAUNER405/08/201931/12/2020

Página gerada em 26/04/2024 03:18:26 (consulta levou 0.036633s)