Nome do Projeto
Análise do conforto térmico e eficiência energética de um sistema hibrido de trocadores de calor solo-ar e dispositivos eletrocrômicos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/09/2019 - 30/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
É cada vez mais necessário viabilizar o uso de fontes alternativas e renováveis de energia, substituindo combustíveis convencionais ou, ao menos, atenuando o seu consumo desenfreado e o conseqüente impacto sobre o meio ambiente. Dentro deste contexto, a busca pelo conforto térmico e a utilização de sistemas de ar condicionado tradicionais geram um impacto significativo no consumo de energia de um país.Sendo assim,este projeto propõe o avanço de pesquisas de dispositivos que aproveitam a energia solar e a energia térmica, objetivando a melhoria da condição térmica de ambientes construídos e a redução do consumo de energia elétrica.Mais especificamente, pretende-se estudar, considerando condições operacionais realísticas de um sistema hibrido que utiliza equipamentos conhecidos como Trocadores de Calor Solo-Ar (TCSAs) e dispositivos eletrocrômicos. Os TCSAs aproveitam a inércia térmica do subsolo para pré-aquecer ou resfriar edificações e os dispositivos eletrocrômicos modulam ou diminui a intensidade de transmissão luminosa visível ou infravermelha no interior da edificação, tornando a temperatura amena e melhorando o conforto térmico da edificação. Como metodologia de trabalho, os fenômenos de transporte associadosa esses dispositivos serão simulados computacionalmente, os quais serão verificados e/ou validados a partir de dados in situ, experimentais e de referências da literatura. Isso permitirá a avaliação do potencial de aquecimento e/ou resfriamentoda edificação, considerando as características locais de diferentes regiões do Brasil, bem como analisar sua eficiência energética. Como resultado, ao final deste projeto, devem ser obtidas o desempenho do dispositivo eletrocrômico e do TCSA em uma mesma edificação. Por fim, pretende-se que esta pesquisa colabore com o desenvolvimento científico, tecnológico e também econômico do país, visto que tecnologias de condicionamento de ar representam importantes oportunidades de investimento e de exploração comercial.

Objetivo Geral

O principal objetivo deste projeto é analisar computacionalmente o desempenho termoenergético do sistema hibrido o qual associa o trocador de calor solo-ar ao dispositivo eletrocrômico.
Objetivos específicos:

• Desenvolver um modelo computacional que integre o trocador de calor solo-ar e o dispositivo eletrocrômico em uma mesma edificação em diferentes climas do Brasil;
• Avaliar a eficiência do trocador de calor solo-ar e do dispositivo eletrocrômico na mesma edificação;
• Desenvolver uma metodologia com a finalidade de analisar o desempenho termoenergético anual deste sistema híbrido;
• Comparar os resultados obtidos com os já existentes, onde a análise do conforto térmico e da eficiência energética foi realizada separadamente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR ANTONIO OROPESA AVELLANEDA510/09/201930/12/2020
LUCAS LUCENA FERREIRA510/09/201930/12/2020
REJANE PERGHER410/09/201930/12/2020
RUTH DA SILVA BRUM410/09/201930/12/2020

Página gerada em 26/04/2024 14:14:44 (consulta levou 0.060154s)