Nome do Projeto
Percepção dos pais sobre necessidade atual de consulta odontológica para adolescentes de 12 e 13 anos de idade participantes de uma Coorte de Nascimentos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/10/2019 - 26/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Resumo
Na adolescência ocorrem intensas mudanças psicológicas, fisiológicas e sociais. O indivíduo encontra-se em um período de transição entre a infância e a idade adulta, vivenciando um misto de dependência e autonomia. Além disso, a adolescência é um período de risco para a saúde bucal, pois é nesta fase que a dentição permanente se completa e o indivíduo apresenta certa repulsa em relação à higiene bucal e desenvolve uma maior independência em relação ao consumo de alimentos, podendo optar pelos mais açucarados. O presente estudo tem por objetivo investigar a percepção dos pais ou cuidadores sobre a necessidade atual de tratamento odontológico para adolescentes de uma coorte de nascimentos, aos 12 e 13 anos de idade, e os fatores associados a esta percepção. Estudo transversal aninhado em uma coorte de nascimentos. Os dados do presente estudo serão obtidos dos acompanhamentos da coorte que foram realizados aos 11 anos (geral) e da subamostra de saúde bucal (12-13 anos). As variáveis de exposição do estudo serão demográficas, socioeconômicas do cuidador e do adolescente, uso de serviços odontológicos do adolescente, questões sobre higiene e uso de serviços do cuidador, hábitos de higiene e uso de fluoretos do adolescente, percepção do adolescente relacionada à saúde bucal e as questões respondidas pela mãe sobre saúde geral e bucal do adolescente, eventos estressantes e questões escolares. O desfecho primário do estudo é a necessidade atual de consulta odontológica do adolescente percebida pelos pais que será obtida pela pergunta: O(a) Sr(a) acha que o(a) atualmente necessita ir ao dentista? Os dados serão analisados por meio do Stata 12.0. Serão realizadas análises descritivas por meio de frequências relativas e absolutas, testes qui-quadrado ou Exato de Fischer e por fim, análise de regressão de Poisson bruta e ajustada. Para todas as análises, será considerado um nível de significância de 5%.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste estudo é investigar a percepção dos pais ou cuidadores sobre a necessidade atual de tratamento odontológico para adolescentes de uma coorte de nascimentos, aos 12 e 13 anos de idade, e os fatores associados a esta percepção.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
THAIS FREITAS FORMOZO TILLMANN421/10/201931/12/2020

Página gerada em 25/04/2024 09:27:57 (consulta levou 0.054644s)