Nome do Projeto
Análise da associação entre estresse parental e saúde bucal de adolescentes pertencentes a uma coorte de nascimentos de Pelotas- RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/10/2019 - 26/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre o estresse parental e a saúde bucal dos adolescentes pertencentes à coorte de nascimento de 2004 da cidade de Pelotas – RS. O presente estudo tem delineamento transversal. O desfecho primário do estudo será a cárie dentária. Para medir o estresse parental (exposição principal) será utilizado o Índice de Estresse Parental - Forma Simplificada (PSI-SF). Todas as informações clínicas de saúde bucal serão obtidas de exames de saúde bucal realizados por examinadores calibrados de acordo com os critérios propostos pela Organização Mundial de Saúde – OMS. As variáveis demográficas e socioeconômicas; comportamentais e de saúde geral do adolescente; comportamentais dos cuidadores e o estresse parental serão obtidas através dos questionários aplicados às mães ao nascimento, para as mães e adolescentes aos 10-11 anos (questionário geral) e para as mães e adolescentes aos 12-13 anos (acompanhamento de saúde bucal). Os dados serão analisados por meio do Stata 12.0. Inicialmente serão realizadas as análises descritivas por meio de frequências relativas e absolutas. Os testes estatísticos serão baseados no teste de qui-quadrado ou Exato de Fischer. Serão calculadas as razões de prevalência com intervalos de confiança de 95%. Para ajuste de potenciais fatores de confusão, será realizada análise multivariável conforme modelo de análise hierarquizado, utilizando a regressão de Poisson. Para todas as análises, será considerado um nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Analisar a associação entre o estresse parental e cárie dentária em adolescentes pertencentes a coorte de nascimento de 2004 da cidade de Pelotas – RS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA DE MAGALHÃES BANDEIRA421/10/201926/02/2021
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS121/10/201926/02/2021

Página gerada em 29/03/2024 09:59:06 (consulta levou 0.054471s)