Nome do Projeto
Ação de bactérias com potencial probiótico isoladas de produtos lácteos na profilaxia e estabilização de células cancerígenas no epitélio do intestino
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/12/2019 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
O câncer de cólon é considerado uma das principais causas da mortalidade em países ocidentais, estando entre os três tipos de cânceres mais incidentes tanto em homem quanto em mulheres, porém, diante de uma intervenção nutricional de forma preventiva incluindo agentes com potencial quimiopreventivos, este é evitável. O presente estudo tem por objetivo isolar, identificar e caracterizar bactérias acido láticas presentes em alimentos de origem láctea com potencial probiótico, atividade antimicrobiana e capacidade antioxidante, além de avaliar in vivo a ação de bactérias com potencial probiótico na estabilização de células cancerígenas induzidas no epitélio do intestino utilizando como modelo biológico Rattus Novergicus da linhagem Wistar submetidos à dieta padrão e dieta hiperlipídica. Será avaliado o potencial probiótico dos isolados por meio da resistência a ácidos e sais biliares e tolerância ao trato gastrointestinal superior. Ainda, será realizada a identificação molecular dos isolados, atividade antimicrobiana frente a micro-organismos indicadores, susceptibilidade à antimicrobianos, atividade antioxidante e atividade hemolítica. Posteriormente será aplicado um pool de bactérias com característica probiótica na alimentação dos modelos biológicos. Após o tratamento, será analisado histologicamente os tecidos intestinais, a morfologia das estruturas anatômicas do tecido, a microbiota e viabilidade fecal dos animais antes e após os tratamentos. Com este estudo pretende-se encontrar em produtos lácteos bactérias com potencial probiotico que possam contribuir na profilaxia e/ou tratamento de incidências de câncer de cólon em humanos.

Objetivo Geral

Objetivo geral
O presente estudo tem por objetivo isolar, identificar e caracterizar bactérias acido láticas presentes em alimentos de origem láctea com potencial probiótico, atividade antimicrobiana e capacidade antioxidante, além de avaliar in vivo a ação de bactérias com potencial probiótico na estabilização de células cancerígenas induzidas no epitélio do intestino utilizando como modelo biológico Rattus Novergicus da linhagem Wistar submetidos à dieta padrão e dieta hiperlipídica.

Objetivos específicos
Como objetivos específicos pretende-se: a) Avaliar o potencial probiótico dos isolados por meio da resistência a ácidos e sais biliares e tolerância ao trato gastrointestinal superior; b) Identificar molecularmente os isolados com atividade probiótica; c) Avaliar a atividade antimicrobiana frente a micro-organismos indicadores e susceptibilidade à antimicrobianos; d) Determinar a atividade antioxidante dos isolados com atividade probiótica; e) Determinar atividade hemolítica; f) Aplicar um pool de bactérias com característica probiótica na alimentação dos modelos biológicos; g) Analisar histologicamente os tecidos intestinais; h) Analisar morfologicamente as estruturas anatômicas do tecido; i) Analisar a microbiota e viabilidade fecal dos animais antes e após os tratamentos.
Como metas pretende-se encontrar em produtos lácteos bactérias com potencial probiotico; verificar o nível de atividade antioxidante dos isolados in vitro; identificar molecularmente os isolados com atividade probiótica; contribuir na profilaxia e/ou tratamento de incidências de câncer de cólon em humanos por meio do consumo de alimentos ricos em bactérias com potencial probiótico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ITIANE BARCELLOS JASKULSKI406/03/201720/12/2019
PAOLA QUEVEDO DA COSTA421/12/201915/12/2023
ROBSON ANDREAZZA106/03/201720/12/2019
TAICIANE GONÇALVES DA SILVA406/03/201720/12/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 21/12/2024 13:15:32 (consulta levou 0.049814s)