Nome do Projeto
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/12/2019 - 21/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A investigação “Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?” pretende conhecer e descrever quais os títulos, autores e gêneros mais lidos na educação infantil e quatro primeiras séries do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais do município de Pelotas. Será desenvolvida entre os anos 2009 e 2011 com um grupo informante formado por quatro escolas, duas da zona urbana e duas da zona rural. Como objetivo específico desejamos conhecer se e como professores lêem para as crianças. Tendo como referência as idéias de Abramovich (2003), Amarilha (2003), Bloom (2003), Coelho (2000), Gebara (2002) Lajolo (2001), Manguel (1999), Oliveira (1991), Paes (1996) e Saraiva (2001) e inserida no campo da análise qualitativa (Lüdke e André, 1986) a metodologia tem como procedimento inicial um contato com escolas para a definição do corpus. Questionários simples, observações e entrevistas integram o grupo de procedimentos de investigação. Os resultados esperados são do campo da descrição, ou seja, desejamos traçar um panorama a respeito da leitura na escola.
Objetivo Geral
A investigação “Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?” tem como objetivo traçar um panorama a respeito da leitura na escola. Como objetivos específicos desejamos:
- Conhecer e descrever quais os títulos, autores e gêneros mais lidos na educação infantil e quatro primeiras séries do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais do município de Pelotas;
- Conhecer se e como professores lêem para as crianças;
- Formar novos pesquisadores através da orientação de Iniciação Científica;
- Gerar produtos como resumos, artigos e monografias a partir da pesquisa de temas relevantes acerca da leitura e da literatura na escola.
- Conhecer e descrever quais os títulos, autores e gêneros mais lidos na educação infantil e quatro primeiras séries do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais do município de Pelotas;
- Conhecer se e como professores lêem para as crianças;
- Formar novos pesquisadores através da orientação de Iniciação Científica;
- Gerar produtos como resumos, artigos e monografias a partir da pesquisa de temas relevantes acerca da leitura e da literatura na escola.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA STEILMANN | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
ALISSON CASTRO BATISTA | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
CINARA TONELLO POSTRINGER | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
DEBORA MONTEIRO DA SILVA | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
JÉSSICA CORRÊA RIBEIRO | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
LETICIA OLIVEIRA VILELA | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
LUZIA HELENA BRANDT MARTINS | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
MARIANA GONÇALVES PAZ | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
PALOMA EVELISE WIEGAND | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |
VALDOIR SIMÕES CAMPELO | 2 | 21/12/2019 | 21/12/2021 |