
Resumo
Doutora em Educação (UFRGS/2004), docente na FaE/UFPel, atualmente desenvolve a pesquisa Alfabetização Literária de Bebês: Acalantos, cantigas, poesia, gibis e narrativas literárias, em colaboração com a Drª Renata Junqueira (UNESP/Presidente Prudente). Integra o grupo de pesquisa Hispano-Brasileiro sobre Maus-tratos Emocionais liderado pelas doutoras Jane Felipe (UFRGS) e Camen Galet Macedo (Universidad de Estremadura - Espanha). Em 2011 concluiu seu Estágio Pós-Doutoral na FaE/UFMG tendo como foco o Letramento Literário. Desse estudo resultou a obra Onde está Meu ABC de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido, publicado em 2013. Professora Universitária Associada IV, atua no campo da Alfabetização Literária desde 2003. Em 2014 integrou o corpo docente do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRGS/MEC). Lidera o grupo de pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009), Coordena o GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária, a Sala de Leitura Erico Verissimo e o Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola. É autora dos infantis De arqueologias e de avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009). Publicou Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne em 2009. Organizou as obras Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013). Integra a Academia Pelotense de Letras desde 29/08/2014. Desde 01/08/2016 é tutora do Grupo PET/Educação.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 1997)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Santa Maria, 1990)
Áreas de atuação
Educação - Leitura e Literatura na Escola
Literatura Brasileira - Literatura Infantil
Educação - Letramento Literário
Tópicos Específicos de Educação - Alfabetização
Educação - Educação Infantil
Educação - Ensino-Aprendizagem
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”COORDENADOR DO PROJETO | 20/12/2014 | 20/12/2019 | 2 | |
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”COORDENADOR DO PROJETO | 18/05/2009 | 19/12/2014 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Sole oriente - orientação para o aprimoramento de produção acadêmico científica | 21/07/2017 | 21/06/2018 | 2 | |
II Encontros da Pedagogia: integração e formação | 18/09/2017 | 13/11/2017 | 4 | |
XIX Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física | 25/05/2015 | 25/05/2015 | 3 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Sala de Leitura Erico Verissimo: projeto integradoCOORDENADOR DO PROJETO | 02/01/2017 | 29/11/2019 | 10 | |
XXII Sulpet | 01/12/2018 | 30/05/2019 | 4 | |
Programa Universidade Aberta a terceira Idade | 24/04/2017 | 23/02/2019 | 6 | |
PIRATINI-UFPEL | 19/09/2017 | 31/12/2017 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2018/1 | P1 | ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA Horários
| 0+85 | Física (Licenciatura) | ||||||
2018/1 | M1 | PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO Horários
| 42+85 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH indica a carga horária no período.