
Resumo
Pós-Doutora em Educação (UFRGS-UFSC, 2023), pesquisou os Direitos das crianças em obras literárias nos acervos da UFRGS e UFSC. Pedagoga (UFSM, 1990), Doutora em Educação (UFRGS, 2004) e Pós-Doutora em Educação (UFMG, 2011), é professora titular na Faculdade de Educação da UFPel desde 12 de abril de 2020, atuando na Licenciatura em Pedagogia, Física, Filosofia, Artes e Ciências Sociais. É docente de Literatura na UNAPI - Universidade Aberta a Pessoas Idosas/UFPel e integra o corpo docente do Curso CQEI - Curso Qualidade na Educação Infantil/FORPROF/UFRGS. Sua obra mais importante é Onde está Meu ABC, de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido, publicado em 2013. É autora do conceito Alfabetização Literária, integra o GPELL/UFMG, coordena o Grupo de Estudos em Leitura Literária e a Sala de Leitura Erico Verissimo (FaE/UFPel).
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 1997)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Santa Maria, 1990)
Áreas de atuação
Educação - Alfabetização Literária
Educação - Educação Infantil
Educação - Formação de Professores
Educação - Leitura e Literatura na Escola
Educação - Literatura Infantil
Educação - Letramento Literário
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”COORDENADOR DO PROJETO | 21/12/2019 | 21/12/2021 | 4 | |
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”COORDENADOR DO PROJETO | 20/12/2014 | 20/12/2019 | 2 | |
Direitos das crianças em obras literárias: um estudo no Acervo das Bibliotecas das Faculdades de Educação da UFRGS, da UFSC e da UFPelCOORDENADOR DO PROJETO | 15/06/2022 | 14/06/2026 | 4 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Projetos Integradores CENG | 30/04/2019 | 30/04/2029 | 2 | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2024 | 32 | |
Jornada Estadual de Formação ESCUTA PROTEGIDA: Passo a passo para a implementação da Lei 13.431/17PROJETO PELOTAS | 29/04/2022 | 31/05/2022 | 8 | |
Sala de Leitura Erico Verissimo: projeto integradoCOORDENADOR DO PROJETO | 02/01/2017 | 29/11/2019 | 10 | |
XXII Sulpet | 01/12/2018 | 30/05/2019 | 4 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
(Inter)tempos formativos: um outro lugar da formação de professores(as) | 23/06/2020 | 09/07/2020 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | 05 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - PRODUÇÃO E DEFESA DO ARTIGO CIENTÍFICO Horários
| 34+0 | Educação (Especialização) | ||||||
2023/2 | M1 | ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA I Horários
| 36+72 | Física (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | T5 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Geografia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/1 | T3 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Filosofia (Licenciatura - Noturno) Todos Os Cursos | ||||||
2023/1 | T1 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.