
Resumo
Doutora e Pós-Doutora em Educação, sua obra mais importante é Onde está Meu ABC, de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido, resultado de pesquisa no Estágio Pós-Doutoral e publicado em 2013. Docente na Faculdade de Educação desde 1993, atualmente desenvolve a pesquisa Alfabetização Literária de Bebês: acalantos, cantigas, poesia, gibis e narrativas literárias, a partir da qual elaborou o conceito Alfabetização Literária. Coordena o GELL ? Grupo de Estudos em Leitura Literária ? que promove estudos, pesquisas, visitas guiadas, saraus, cursos de curta duração e de aperfeiçoamento no campo da leitura literária, lidera o Grupo de Pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009), integra o grupo de pesquisa Hispano-Brasileiro sobre Maus-tratos Emocionais, coordenado pela Drª. Jane Felipe (UFRGS) e Drª. Carmen Galet (Universidad de Estremadura), coordena a SLEV ? Sala de Leitura Erico Verissimo ? e o Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola. O foco de seu trabalho é formação de professores na Licenciatura em Pedagogia e Física. Eventualmente, realiza trabalhos na Especialização em Educação e na Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRGS/MEC). Desde março de 2018, atua como docente na UNAPI ? Universidade Aberta a Pessoas Idosas, um Projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. É autora dos infantis De arqueologias e de avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009), além de e-books como Irmãzinha de Estimação (2014), Listas Incríveis, malucas e inventadas de A a Zebra (2014), Quintal ao Lado (2016) e Íris e a beterraba (2019). Publicou Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne (2009) e organizou as obras alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013). Integra a Academia Pelotense de Letras desde 29/08/2014. Desde 01/08/2016 é tutora do Grupo PET/Educação. Em 12 de abril de 2020, conquistou o título de professora titular na UFPel.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 1997)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Santa Maria, 1990)
Áreas de atuação
Educação - Leitura e Literatura na Escola
Literatura Brasileira - Literatura Infantil
Educação - Letramento Literário
Tópicos Específicos de Educação - Alfabetização
Educação - Educação Infantil
Educação - Ensino-Aprendizagem
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”COORDENADOR DO PROJETO | 21/12/2019 | 21/12/2021 | 4 | |
“Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?”COORDENADOR DO PROJETO | 20/12/2014 | 20/12/2019 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Sole oriente - orientação para o aprimoramento de produção acadêmico científica | 21/07/2017 | 21/06/2018 | 2 | |
II Encontros da Pedagogia: integração e formação | 18/09/2017 | 13/11/2017 | 4 | |
(Inter)tempos formativos: um outro lugar da formação de professores(as) | 23/06/2020 | 09/07/2020 | ||
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2024 | 18 | |
Projetos Integradores CENG | 30/04/2019 | 30/04/2023 | 2 | |
Sala de Leitura Erico Verissimo: projeto integradoCOORDENADOR DO PROJETO | 02/01/2017 | 29/11/2019 | 10 | |
XXII Sulpet | 01/12/2018 | 30/05/2019 | 4 | |
PIRATINI-UFPEL | 19/09/2017 | 31/12/2017 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2020/1 | M52 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2020/1 | T72 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Física (Licenciatura) História (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2019/2 | T1 | PRÉ-ESTÁGIO Horários
| 108+0 | Física (Licenciatura) | ||||||
2019/2 | M2 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2019/2 | T1 | LITERATURA INFANTIL I Horários
| 72+0 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2019/1 | P1 | ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA Horários
| 0+85 | Física (Licenciatura) | ||||||
2019/1 | M2 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2019/1 | 01 | Artes Visuais, Musica e Literatura Infantil Horários
| 1+0 | Educação (Especialização) |
* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.