Nome do Projeto
Estratégias e Recursos didáticos Adaptados para o Ensino de Ciências e Biologia para PCDs, TEA, AH\\S
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O presente projeto pretende investigar, desenvolver e aplicar estratégias e recursos didáticos adaptados, recursos de Tecnolocia Assistiva e de Tecnologia de Informação e comunicação, que possibilitem avanços na inclusão e nos processos de ensino e aprendizagem Em Ciências e Biologia das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, Altas Habilidades e superdotação, com vistas a qualificação do ensino e das oportunidades de escolarização de todos e todas, a partir de suas singularidas.
Objetivo Geral
. Compreender os processos de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas da Biologia
. Compreender os processos mentais e estruturais de aprendizagem de PCDs, TEA, AH\S que frequentam a educação básica
. Construir alternativas, estratégias e recursos didáticos adaptados para o ensino de PCFs, TEA, AH\S que frequentam a educação básica
. Selecionar recursos de Tecnologia Assistiva e de tecnologia de informação e comunicação que possam ser utilizados como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem de PCDS, TEA, AH\S
. Construir e aplicar estratégias e recursos adaptados, recursos de Tecnologia Assistiva e de tecnologia de informação e comunicação para PCDS, TEA, AH\S
. Investigar a adequação e qualificação das estrategias e recursos didáticos selecionadas, através da aplicação em turmas que apresentem PCDS, TEA e AH\S
. Registrar os processos de construção, aplicação e validação das estratégias e recursos adaptados. TA e TICs desenvolvidos na investigação.
. Socializar os resultados obtidos
. Compreender os processos mentais e estruturais de aprendizagem de PCDs, TEA, AH\S que frequentam a educação básica
. Construir alternativas, estratégias e recursos didáticos adaptados para o ensino de PCFs, TEA, AH\S que frequentam a educação básica
. Selecionar recursos de Tecnologia Assistiva e de tecnologia de informação e comunicação que possam ser utilizados como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem de PCDS, TEA, AH\S
. Construir e aplicar estratégias e recursos adaptados, recursos de Tecnologia Assistiva e de tecnologia de informação e comunicação para PCDS, TEA, AH\S
. Investigar a adequação e qualificação das estrategias e recursos didáticos selecionadas, através da aplicação em turmas que apresentem PCDS, TEA e AH\S
. Registrar os processos de construção, aplicação e validação das estratégias e recursos adaptados. TA e TICs desenvolvidos na investigação.
. Socializar os resultados obtidos
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉIA DOMINGUES BITENCOURTE | 10 | 01/01/2020 | 31/12/2021 |
CAMILA SALGADO LEMKE | 10 | 01/01/2020 | 31/12/2021 |
FRANCIELI PETER DA SILVEIRA | 20 | 01/06/2021 | 31/07/2021 |
VERÔNICA PORTO GAYER | 10 | 01/01/2020 | 31/12/2021 |