Nome do Projeto
As tecnologias digitais como dispositivos de produção de subjetividade e de aprendizagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2007 - 20/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
A pesquisa decorre de resultados de estudos iniciados em 2007, com 320 estudantes, nativos digitais (nascidos nos anos 90), do ensino médio das redes pública e privada, em Pelotas/RS, Brasil. Analisou-se como estes jovens utilizam as Tecnologias de Comunicação e Informação. Com isto, percebeu-se que as conexões possibilitadas pela Internet, através das tecnologias suportadas por ela (as mídias sociais e os jogos em rede), oportunizam o desenvolvimento de habilidades cognitivas diferenciadas das avaliadas nas instituições escolares. Outro achado foi que os Sites de Redes Sociais (SRS) desencadeiam novas constituições subjetivas, onde as experiências cotidianas apontam modos de produção de conhecimentos, aprendizagens e sociabilidades que se potencializam através da interação em rede. Hoje, muitos dos estudantes investigados frequentam diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Sendo assim, busca-se ampliar a investigação agregando na amostra outros estudantes dos cursos de graduação da UFPEL (modalidade presencial e a distância), nascidos após os anos 90. Procuramos investigar como os estudantes estão utilizando as mídias sociais contemporâneas, mais especificamente os SRS, e que práticas, realizadas pelos estudantes, propiciam produção de conhecimentos, aprendizagens e de subjetividades. Estes aspectos serão investigados, a partir do acompanhamento e análise das interações destes estudantes no Site de Rede Social Facebook. A metodologia definida como método de coleta e análise na referente pesquisa é a cartografia e a netnografia . Desta forma, procura-se dar maior visibilidade para o tema, incentivando e contribuindo para a reflexão crítica sobre novas práticas e metodologias que contemplem o uso das mídias sociais como ferramentas pedagógicas, aumentado as possibilidades de ações dos professores junto aos estudantes. RESUMO: Palavras-chave: Mídias Sociais, Sites de Sociais, Aprendizagem, Subjetividade, Internet, Cartografia, Etnografia

Objetivo Geral

Objetivo Geral
• Identificar as potencialidades dos Sites de Redes Sociais (SRS), principalmente do Facebook, como uma ferramenta que oportuniza produções de conhecimentos, assim como, novas formas de aprendizagens, subjetividades e sociabilidades, problematizando a sua utilização no contexto educacional como ferramenta pedagógica, a fim de apontar possibilidades de ações e de intervenções no campo do ensino universitário que contemplem o uso destas tecnologias.
Objetivos Específicos
• Mapear as possibilidades que os Sites de Redes Sociais, mais especificamente o Facebook, promovem para a construção e compartilhamento de conhecimentos;
• Conhecer outras mídias sociais e aplicativos que apresentem potencial pedagógico e que estejam sendo utilizados pelos estudantes de maneira integrada ao Facebook;
• Analisar como os estudantes estão utilizando o Facebook e identificar práticas, realizadas neste Site de Rede Social, que apresentam potencial pedagógico.
• Verificar e registrar o conceito que os estudantes possuem sobre o Facebook e demais mídias sociais como ambientes/ferramentas de aprendizagem;
• Identificar como as mídias sociais estão sendo utilizadas nos diferentes cursos da Universidade Federal de Pelotas , onde os estudantes estão matriculados.
• Contribuir com a produção científica na área das Tecnologias da Educação e da Comunicação, através da publicação de artigos científicos que enfatizem o tema central da investigação.
• Apresentar trabalhos em eventos científicos internacionais, nacionais, regionais e locais, possibilitando a divulgação e discussão sobre os achados da pesquisa.
• Organizar um evento científico regional sobre o tema, possibilitando o compartilhamento de pesquisas que estão sendo desenvolvidas.
• Congregar subsídios à formação de professores e pesquisadores na área da educação (Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
20
ANTONIELA RODRIGUEZ MARTINS1201/08/201231/07/2013
GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA1201/08/201331/07/2014
LIDIANE DA SILVA HIRDES1201/08/201231/07/2013
MARCELA LOREA GOMES1201/08/201231/07/2013
MÔNICA OLIVEIRA RAMOS BANDEIRA1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 16/04/2024 16:15:36 (consulta levou 0.633839s)