Nome do Projeto
Instituições Musicais no Rio Grande do Sul no período 1915-1925: um estudo sobre o projeto de interiorização da cultura artística de Guilherme Fontainha e José Corsi
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2008 - 02/08/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O presente projeto pretende realizar o levantamento de dados e o estudo sobre as instituições musicais fundadas no Rio Grande do Sul no período 1915-1925, dentro do projeto idealizado por Guilherme Fontainha em conjunto com José Corsi com o objetivo de promover a interiorização da cultura artística neste estado. Guilherme Fontainha (1887-1970) foi professor e pianista e realizou sua formação musical na Alemanha e França, especializando-se com os melhores professores de piano em atuação no momento. Regressou ao Brasil e fixou-se diretamente em Porto Alegre, em 1916, exercendo as funções de professor de piano, diretor do Conservatório de Música de Porto Alegre, além de fundar o Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul; onde permanece ate 1924. Logo após sua chegada ao Rio Grande do Sul, Guilherme Fontainha idealiza, em conjunto com José Corsi (bandolinista húngaro que fundou o Instituto Musical de Porto Alegre), um projeto de “interiorização da cultura artística”, que pretendia a criação de um movimento cultural autônomo no Rio Grande do Sul, através do “estabelecimento de uma rede de centros culturais que permitisse a circulação permanente de artistas nacionais e internacionais, além de também promover a educação musical da juventude” (Caldas, 1992). O projeto elaborado por Fontainha e Corsi surpreende por seu idealismo, por sua abrangência e pelas estratégias de ação envolvidas. Caldas refere que o projeto original de Fontainha e Corsi incluía dezessete cidades, entre elas Santana do Livramento, Bagé, Cachoeira do Sul e Caxias do Sul. Este projeto de pesquisa pretende estudar a atuação de Guilherme Fontainha e José Corsi como idealizadores e articuladores deste projeto, estudar as circunstâncias de sua vinda para o Rio Grande do Sul, realizar o levantamento de dados sobre as cidades envolvidas no projeto identificando as estratégias desenvolvidas por Fontainha e Corsi para a implantação do projeto. Igualmente pretendemos identificar os professores, músicos e intelectuais colaboradores do projeto em cada uma das cidades envolvidas, realizar o levantamento de documentos sobre os conservatórios e os centros de cultura artística fundados no período, realizar entrevistas e proceder ao levantamento de noticias de jornal referentes à fundação destas instituições com vistas à constituir um banco de dados que possa oferecer material para a análise crítica da história da música no Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

O projeto tem por objetivo geral o levantamento de dados e o estudo sobre as instituições musicais fundadas no Rio Grande do Sul no período 1915-1925, dentro do projeto de interiorização da cultura artística idealizado por Guilherme Fontainha em conjunto com José Corsi.
Por objetivos específicos temos:
1. Contribuir para os estudos sobre o período da Primeira Republica no RS e no Brasil, a partir do estudo da historia das instituições musicais.
2. Realizar o levantamento de documentos de fontes primárias que retratem a história musical no Rio Grande do Sul no período da Primeira Republica.
3. Compreender de que forma se estruturou, concretamente, o projeto de interiorização da cultura artística de Guilherme Fontainha e José Corsi no Rio Grande do Sul.
4. Refletir sobre o projeto idealizado por Guilherme Fontainha e José Corsi como parte do processo do modernismo musical brasileiro, observando os professores que tornaram-se agentes deste processo.
5. Analisar de que forma o projeto foi adaptado e sofreu modificações segundo as necessidades e aspirações de cada local, levando à reflexão sobre as diferenças na construção do processo de desenvolvimento musical do Rio Grande do Sul.
6. Contribuir, com o levantamento e a sistematização de material musicológico de fontes primárias, para o estudo reflexivo sobre a história da música no Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
Parla Cristiane de Queiroz Macedo1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 14:19:33 (consulta levou 0.061670s)