Nome do Projeto
Extração e purificação de γ-orizanol do resíduo de refino do óleo de arroz
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2010 - 01/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Resumo
O γ-orizanol é um antioxidante natural e possui evidencias de outras propriedades biológicas, terapêuticas e preventivas de vários tipos de distúrbios e enfermidades em humanas (agente cardioprotetor, redutor de colesterol plasmático, redutor da absorção de colesterol hepático e agente de prevenção da arteriosclerose). O interesse pelo γ-orizanol tem aumentado, uma vez comprovado suas inúmeras propriedades benéficas. A principal fonte do γ-orizanol é o arroz (Oryza sativa L.) apresentando o conteúdo de médio de 218mg.100g-1 no farelo de arroz e 1241mg.100g-1 no óleo de arroz bruto. Os resíduos industriais do refino do óleo de arroz podem ser fontes potenciais para obtenção do γ-orizanol. A etapa de neutralização durante o refino químico é responsável pela remoção de cerca de 80 a 96% de γ-orizanol presente no óleo de arroz. O resíduo do refino químico é utilizado para obtenção de sabões industriais, passando pelo processo de cisão da borra, o qual permite a separação dos ácidos graxos que são destinados para a produção de sabões. Em análise preliminar de γ-orizanol contido no resíduo da destilação dos ácidos graxos demonstrou um conteúdo de aproximadamente cinco vezes maior que no óleo de arroz bruto (5240mg.100g-1). Atualmente o γ-orizanol é obtido por importação, o que representa um alto custo de aquisição. Considerando o descarte de resíduos com alto conteúdo de γ-orizanol torna-se necessário o desenvolvimento de uma metodologia para sua extração. O objetivo deste estudo é extrair γ-orizanol do resíduo do refino de óleo de arroz por processos físico-químicos e purificar estas frações através de uso de solventes, variações de temperatura e com auxílio de colunas cromatográficas. As amostras dos resíduos do refino do óleo de arroz serão coletadas na linha de produção na indústria de refino do óleo de arroz da indústria Irgovel. Para avaliação do conteúdo de γ-orizanol, será utilizado cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), com coluna de fase reversa, detector de UV-Visível (325nm), e fase móvel composta por acetonitrila, isopropanol e metanol. As curvas padrões serão construídas a partir dos compostos de γ-orizanol (pureza maior que 99%). A primeira fase do experimento consiste na caracterização dos resíduos do refino químico do óleo de arroz, e, em uma segunda etapa serão testados os métodos de extração e purificação do γ-orizanol pelo uso de solvente e por coluna cromatográfica.

Objetivo Geral

Objetivos Gerais
Extrair e purificar o γ-orizanol do resíduo do refino de óleo de arroz por processos físico-químicos (solvente e coluna cromatográfica).

Objetivos Específicos
Para atender ao primeiro objetivo geral, serão utilizados resíduos da indústria do refino químico do óleo de arroz que possuem alto conteúdo de γ-orizanol. Serão testados diferentes métodos de extração do γ-orizanol utilizando diferentes sistemas de solventes e de temperaturas;
O segundo objetivo geral será atingido, através de testes de purificação por coluna cromatográfica e por diferentes sistemas de solventes e temperaturas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
12
40

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 2.600,00

Página gerada em 26/04/2024 14:19:33 (consulta levou 0.100208s)