Nome do Projeto
Tendências epistemo-metodológicas da produção de conhecimento em Artes Cênicas: um exame da produção acadêmica do PPGAC - UFBA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/08/2010 - 12/08/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, a produção acadêmica no campo das Artes Cênicas no Brasil vem sendo construída desde os anos 1940, período no qual surgiram os primeiros cursos livres na área, seguidos de cursos de graduação e, três décadas depois, do primeiro curso de pós-graduação. Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA tem construído desde 1999 com a produção de teses e dissertações elaboradas por seus alunos, muitos dos quais também docentes na área. Reunindo produções teórico-artísticas em teatro, dança e outras manifestações espetaculares, tais como circo e performance, os trabalhos, em sua maioria, discutem questões relativas ao fazer artístico, como modo de reconhecer os saberes produzidos no campo. Com o objestivo de explorar e descrever especificidades relativas à produção acadêmica no campo, esta pesquisa se esboça a partir do seguinte problema: Que quadros teóricos e escolhas metodológicas estão presentes nas dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, disponíveis on-line, no período de 1999 a 2010? Trata-se de um estudo de caso e a coleta de dados será realizada em três níveis: 1) Exploração dos termos: arte, ciência, conhecimento científico, epistemiologia e método em obras de referência da Filosofia da Ciência e da Epistemiologia; 2) Coleta de artigos em peródicos indexados em artes e disponíveis on-line, contendo reflexões epistemiológicas, com os seguintes descritores: epistemiologia, reflexão epistemiológica (e correlatos) e metodologia (e correlatos); 3) Análise das teses e dissertação do PPGAC-UFBA, no que tange aos seus quadros teóricos e escolhas metodológicas. Pretende-se, com este estudo, apontar um panorama da(s) tendência(s) de reflexão epistemo-metodológicas na produção do conhecimento em artes do espetáculo no Brasil.

Objetivo Geral

- Produzir conhecimento qualificado, consistente e com rigor, no âmbito das artes e na interface artes-humanidades, no que tange à discussão sobre a produção de conhecimento acadêmico, sobretudo nos aspectos de epistemologia e método de pesquisa em Artes Cênicas;
- Explorar e descrever especificidades relativas aos quadros teóricos e escolhas metodológicas presentes nas dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, disponíveis online, no período de 1999 a 2010;
- Analisar o modo de produção desses dados, ressaltando sua relevância para pesquisas em Artes Cênicas;
- Demonstrar se tais escolhas apresentam um modelo epistemológico não-cartesiano para pesquisas em Artes Cênicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
4
ANA TERESA GARCIA DE SOUZA1201/10/201330/04/2014
MARINA RODRIGUEZ FERNANDEZ1201/05/201431/07/2014

Página gerada em 12/12/2018 12:31:20 (consulta levou 0.068161s)