Nome do Projeto
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: uma experiência com a criação de um AVA como suporte pedagógico complementar à formação docente
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/08/2010 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O desafio que motiva a pesquisa ora apresentada refere-se à construção de diferentes formas de uso e apropriação do ciberespaço, para que se intensifiquem as trocas de conhecimento para além do ambiente escolar, independente do nível de ensino. A proposta defende a ampliação do espaço de aprendizagem de disciplinas do curso de Artes Visuais – Licenciatura (UFPel) com a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como suporte pedagógico complementar às atividades presenciais universitárias, com o intuito de colaborar para que os sujeitos da pesquisa aprofundem conhecimentos sobre o uso das novas tecnologias no cotidiano das práticas acadêmicas. A investigação tem por objetivo colaborar para a construção de saberes estéticos, artísticos e pedagógicos que considerem a mediação das TIC’s em processos pessoais e coletivos de investigação e compreensão dos códigos contemporâneos, considerando-se em especial a massiva realidade visual que nos cerca. Inicialmente recorremos ao levantamento bibliográfico sobre as relações entre a formação docente em Artes Visuais e as novas tecnologias da informação e da comunicação. Na continuidade procedemos à implementação do AVA, através da plataforma Moodle. A pesquisa encontra-se em fase de análise dos primeiros dados, obtidos através de uma entrevista estruturada com os sujeitos da pesquisa e da reflexão sobre o andamento das atividades. Os primeiros resultados dão visibilidade ao crescimento na qualidade da expressão escrita dos envolvidos, assim como, expõem as dificuldades dos sujeitos em lidarem com as TIC’s como mediadoras de processos pedagógicos na área do ensino de Artes.

Objetivo Geral

• Colaborar para a construção de saberes estéticos, artísticos e pedagógicos que considerem a mediação das TIC’s em processos pessoais e coletivos de investigação e compreensão dos códigos contemporâneos;

• Ampliar o espaço de aprendizagem de disciplinas curriculares;


• Aprofundar conhecimentos sobre o uso das novas tecnologias no cotidiano das práticas acadêmicas;

• Propiciar a (auto)construção do conhecimento, através do uso das TIC’s associado à criação de suportes simbólicos;

• Refletir criticamente sobre temas pertinentes à formação docente em Artes Visuais;

• Estimular a produção textual do grupo e a construção do conhecimento em rede;

• Instigar processos de (auto)formação através da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
4
QUELI DAIANE SILVA RIOS1201/12/201331/07/2014
THAILA FARIAS DA SILVA1201/08/201330/11/2013

Página gerada em 10/12/2018 20:28:13 (consulta levou 0.078627s)