Nome do Projeto
Influência do estágio de decomposição e da longevidade dos corpos de frutificação de fungos macroscópicos em assembléias de drosofilídeos micófagos (Diptera, Insecta): efeito da previsibilidade temporal e espacial.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2011 - 01/07/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia
Resumo
Os corpos frutíferos de fungos são recursos tróficos para vários grupos de insetos, incluindo os da família Drosophilidae, a qual pertence o gênero Drosophila, modelo de estudo para teorias ecológicas, como o modelo de agregação para manutenção de comunidades. Porém, a sua utilização como recurso é dependente de sua previsibilidade temporal e espacial, principalmente para as espécies especialistas na utilização deste recurso. Grande parte dos estudos com comunidades micófagas foi realizada em regiões temperadas do hemisfério norte, onde as espécies de fungos e insetos diferem, inclusive quanto ao número, das espécies do hemisfério sul. O presente trabalho visa o estudo das comunidades de Drosophilidae micófagos abordando a descrição da comunidade e dos fatores que possam influenciar na mesma.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é verificar se o estágio de decomposição e a longevidade dos corpos de frutificação de fungos macroscópicos influenciam a composição de espécies de assembléias de drosofilídeos micófagos que os utilizam como sítio de oviposição. Assim, há três hipóteses de trabalho, que não são mutuamente excludentes:
1. Quanto à existência de alguma relação entre espécies de Drosophilidae e os táxons de fungos:
H1: O parâmetro táxon de fungo é determinante da composição de espécies de Drosophilidae micófagos.
2. Quanto à influência do estágio de decomposição dos corpos de frutificação (heterogeneidade temporal):
H1: O parâmetro estágio de decomposição dos corpos de frutificação das diferentes espécies de fungos é determinante da composição de espécies de Drosophilidae micófagos.
3. Finalmente, quanto à longevidade dos corpos de frutificação das diferentes espécies de fungos influencia a colonização dos mesmos (heterogeneidade temporal):
H1: O parâmetro longevidade dos corpos de frutificação das diferentes espécies de fungos é determinante da composição de espécies de Drosophilidae micófagos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
6
6
6

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 05:15:31 (consulta levou 0.594983s)