Nome do Projeto
Efeito de estresses abióticos sobre a seletividade de herbicidas e na morfofisiologia de plantas de soja cultivadas em solo de várzea e no controle de arroz vermelho
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/03/2010 - 04/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
A soja vem surgindo como alternativa para as áreas de várzea, no período de pousio ou em rotação com pastagens, contribuindo para o controle de plantas daninhas presentes na área, especificamente o arroz vermelho. Contudo, o excesso hídrico pode comprometer o crescimento e desenvolvimento da cultura. Quando cultivada em solos aeróbicos, não se recomenda o uso de adubos nitrogenados pelo fato do nitrogênio inibir a fixação biológica, entretanto, em solos alagados, onde a simbiose é prejudicada, o suprimento de fonte mineral se faz necessário. Além do estresse ocasionado pelo excesso hídrico, a aplicação de herbicida pode provocar desordens fisiológicas nas plantas, as quais desenvolveram mecanismos de defesa como o estresse oxidativo. Outra interferência do uso herbicida diz respeito à nodulação, uma vez que alguns trabalhos indicam que estes produtos podem reduzir a simbiose. A seletividade também pode sofrer interferência do excesso hídrico, devido a grande quantidade de água presente no solo provocar maior translocação dos produtos, diminuindo a adsorção dos mesmos. Em vista do exposto, o projeto prevê a condução de três estudos na área experimental do Centro Agropecuário da Palma, Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel), localizada no município de Capão do Leão, nos anos agrícolas de 2010/11 e 2011/12. O trabalho tem por objetivo avaliar o efeito do excesso hídrico e da adubação nitrogenada associado ao uso de herbicidas inibidores da ALS, da EPSPS, da parte aérea e de carotenóides na morfofisiologia de plantas de soja cultivadas em solo de várzea e no controle de arroz vermelho.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito do excesso hídrico e da adubação nitrogenada associado ao uso de herbicidas na morfofisiologia de plantas de soja cultivadas em solo de várzea e no controle de arroz vermelho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
20

Página gerada em 19/04/2024 01:51:50 (consulta levou 0.242833s)