Nome do Projeto
UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA TRANSFORMAÇÕES DE ÁCIDOS GRAXOS GRAXOS: SÍNTESE DE DERIVADOS SINTÉTICOS VIA ULTRASOM E IDENTIFICAÇÃO POR CROMATOGRAFIA GASOSA E ESPECTROMETRIA DE MASSAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2011 - 01/06/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
O desenvolvimento de tecnologia limpa é o foco do projeto. O objetivo do projeto é a preparação dos compostos orgânicos derivados de ácidos graxos, ésteres e epóxidos, que são heterociclos importantes na industria de polímeros, em especial a obtenção heterociclos (epóxidos) via química limpa contempla os nossos objetivos. Todas as reações serão monitoradas por Cromatografia Gasosa (CG) e as estruturas serão definidas por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas. Também serão executadas análisese de RMN de 1H e 13C para determinação final das estruturas. Dentro da química orgânica, em muitos casos, os procedimentos experimentais existentes para a preparação desses compostos, são processos que geram resíduos indesejáveis para o meio ambiente, principalmente em larga escala. Para a síntese dos mesmos serão aplicadas metodologias alternativas via ultra-som e reações empregando etanol que é um solvente biorenovável. É importante salientar que o desenvolvimento de tecnologia limpa em síntese orgânica é uma tendência mundial.1-8 O tema de estudo, além de ser inovador, é uma necessidade no aspecto de desenvolvimento sustentável. A importância dessa linha de pesquisa é clara e carece de expansão.

Objetivo Geral

Desenvolvimento de metodologias sintéticas visando a preparação de uma gama de compostos orgânicos (Esquema Geral), empregando energias alternativas em condições não agressivas ao meio ambiente, como reações sem solvente ou em fase aquosa, com aplicação ou não de meios promotores, como irradiação de ultra-som; (B) Oferecer à alunos de graduação e pós graduação, o conhecimento teórico e prático de nossos estudos na química orgânica, proporcionando assim, a chance de um aprendizado científico dentro dos moldes da química verde; (C) Formação de especialistas em química verde no Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
4
4
4
BRUNO MULLER VIEIRA230/03/201201/06/2014
BRUNO NUNES DA ROSA1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 16/04/2024 13:32:37 (consulta levou 0.067737s)