Nome do Projeto
Identificação de micro-habitats de mamíferos silvestres e sua relação com a educação ambiental para a conservação da fauna silvestre brasileira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Zoologia - Conservação das Espécies Animais
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar mamíferos silvestres no Horto Botânico Irmão Theodoro Luís, Capão do Leão-RS, bem como suas preferências pelos micro-habitats do remanescente e compreender a percepção e conhecimento dos moradores da região frente aos animais identificados para o desenvolvimento de futuras ações de educação ambiental para a conservação da fauna silvestre da região. Para a identificação dos mamíferos e seus micro-habitats serão montadas oito estações de pegadas, cada uma abrangendo um raio de quinze metros a partir de um ponto central. Em cada estação serão montadas quatro parcelas de areia de 50 cm x 50 cm. Cada estação abrangerá um micro-habitat diferente. Também serão considerados vestígios como fezes, pelos, tocas, marcas em árvores, odor e restos. As parcelas serão revisadas uma vez por semana, pelo período de um ano, sendo anotadas as datas, as fases da lua e a presença ou ausência de marcas de mamíferos em um protocolo padronizado. As pegadas encontradas serão copiadas em transparências e/ou serão feitos moldes de gesso e sua identificação será baseada em Becker & Dalponte (1991) e a classificação sistemática dos animais será baseada em Wilson & Reeder (2005). Serão realizadas também entrevistas semiestruturadas com os moradores das propriedades rurais no entorno da área de estudo, para posterior análise por meio do método qualitativo de Análise de Conteúdo. Pretende-se, com isso, além de conhecer a fauna local, desenvolver subsídios para ações de educação ambiental voltadas a conservação da fauna silvestre brasileira.

Objetivo Geral

2.1 Objetivo geral

Identificar os mamíferos silvestres em um fragmento de mata no município do Capão do Leão-RS, bem como suas preferências pelos micro-habitats do remanescente, compreender a percepção e conhecimento dos moradores da região frente aos animais identificados para o desenvolvimento de futuras ações de educação ambiental para a conservação da fauna silvestre da região.

2.2 Objetivos específicos
• Identificar os mamíferos silvestres existentes no fragmento de mata considerado;
• Identificar os micro-habitats preferencialmente utilizados por esses animais;
• Registrar e comparar atividades sazonais, lunares e climáticas dos animais identificados para determinação de influência desses fatores nas atividades destes animais no remanescente florestal.
• Realizar o levantamento etnozoológico com os moradores locais;
• Identificar possíveis conflitos diagnosticados pela população local;
• Compreender as percepções dos moradores sobre os animais e o ecossistema no local de estudo;
• Comparar o diagnóstico realizado juntamente com a população, sobre conflitos e ocorrência de animais, com os registros encontrados neste trabalho e com a literatura disponível;
• Elaborar uma coleção didática de pegadas para ser utilizada em atividades de Educação Ambiental;
• Definir focos para ações futuras a partir das percepções observadas no estudo viabilizando a transição da comunidade local de uma situação predatória a preservacionista e harmônica com o seu ambiente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
4
6

Página gerada em 27/04/2024 00:34:21 (consulta levou 0.064607s)