Nome do Projeto
Avaliação do óleo de amêndoa de pêssego obtido por prensagem e extração por solvente quanto à toxicidade, características físico químicas e compostos bioativos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
12/09/2011 - 12/09/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Resumo
Os caroços de pêssego são considerados resíduos da industrialização da fruta. Porém, as amêndoas contidas nos mesmos possuem aproximadamente 50% de óleo, constituído principalmente por ácidos graxos insaturados, que provavelmente possui componentes bioativos ainda não estudados. Entretanto, estas amêndoas também possuem o cianoglicosídeo amigdalina que pode dar origem ao ácido cianídrico, componente tóxico que inibe o processo de respiração celular. Segundo referências, óleos extraídos por solventes não apresentam ácido cianídrico, porém evidências demonstram que o óleo obtido por prensagem pode apresentá-lo, apesar de não haverem dados na literatura científica a respeito. Além de diferenças quanto à presença de amigdalina, o óleo de amêndoa de pêssego extraído por estes dois diferentes métodos provavelmente possui diferenças quanto à estabilidade oxidativa e presença de fitoquímicos. Deste modo, este estudo tem por objetivo estudar as técnicas de extração citadas para viabilizar a produção de óleo de amêndoas de pêssego com características adequadas à alimentação.

Objetivo Geral

Objetivos
Extrair óleo de amêndoa de pêssego através de prensagem e de extração por solventes.
Caracterizar o óleo obtido quanto à presença de amigdalina, bem como o quanto deste componente é perdido durante a extração e centrifugação.
Quantificar carotenoides totais e individuais, fenóis totais e individuais, tocoferóis totais e individuais, fitosteróis, composição relativa de ácidos graxos dos dois óleos obtidos, além de analisar teor de acidez, índice de peróxidos e índice de refração.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
12
12
40

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 1.500,00

Página gerada em 16/04/2024 15:00:24 (consulta levou 1.919301s)