Nome do Projeto
Expografia com desenho universal: experiências e possibilidades em museus do Brasil a partir do modelo do MCCB - Portugal
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2011 - 01/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
Análise das experiências com exposições inclusivas em andamento nos museus brasileiros tendo como parâmetro o conceito de Museu para Todos empregado no Museu da Comunidade Concelhia de Batalha (MCCB), Leiria, Portugal. A partir da avaliação dos critérios de deslocamento, usabilidade, comunicação, conforto e estratégias de recepção e permanência aplicáveis a todos os públicos, busca-se formular temas que possam vir a constituir os princípios de um laboratório de pesquisa interdisciplinar em acessibilidade em museus. Esse laboratório deverá constituir a meta central do projeto de implantação de Museu Acessível na Universidade Federal de Pelotas. Portanto, o estudo em questão deverá compreender as possibilidades de constituição de um museu universitário inclusivo a partir de um modelo já existente (MCCB). E, conclusivamente, deverá propor as linhas de investigação do laboratório a ser criado neste museu, que venham, por sua vez, a fomentar projetos de ações transversais entre ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de técnica, tecnologia e formação de recursos humanos voltados para inclusão e acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência motora, sensorial, mental ou psíquica em museus.

Objetivo Geral

1-Observar o desenvolvimento das ações que conformam, hoje, no Brasil, o espaço de recepção ao público dentro dos museus a partir do conceito de Museu para Todos, concluindo sobre as estratégias mais adequadas para que o princípio do desenho universal funcione em todas as instâncias de recepção, comunicação e promoção do conhecimento.
2-Compreender a aplicação da Legislação atual sobre acessibilidade e observar a tradução do desenho universal na exposição em resultados aplicados pelos museus brasileiros que se afirmam inclusivos.

3.2. Objetivos Específicos
1- Definir e propor o perfil do visitante do Museu Acessível da UFPel, com vistas à inclusão de pessoas com deficiência motora, sensorial, mental ou psíquica.
2- Potencializar o repertório estético, sensível e expressivo de pessoas com deficiência sensorial, motora, mental ou psíquica, comumente alijados da experiência museal em face da sua condição física.
3- Promover ações de capacitação de mediadores para recepção a grupos ou pessoas com deficiência sensorial, motora, mental ou psíquica.
4- Promover a construção de habilidades nos grupos de visitantes com deficiência sensorial, motora, mental ou psíquica para o domínio da experiência do conhecimento científico e cultural.
5- Oportunizar na formação de alunos dos cursos de graduação da UFPel consciência sobre responsabilidade de seu campo profissional com o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria social, para o uso do conhecimento a favor da sociedade, para a capacitação da consciência sobre o patrimônio e os bens culturais, como agentes partícipes da identidade dos grupos e da memória social.
6- Contribuir para pontencializar a ação da Universidade Federal de Pelotas em metas sócio-educativas de inclusão social, especialmente com grupos de pessoas com deficiência motora, sensorial, mental ou psiquíca.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
4
4
20
JOANA ANDREA BIELECKI BRAKLING1201/08/201230/09/2012
JOSSANA PEIL COELHO1201/10/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 29/03/2024 01:56:59 (consulta levou 0.294052s)