Nome do Projeto
Vibrio parahaemolyticus potencialmente patogênico em pescados do estuário da Lagoa dos Patos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2012 - 01/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Resumo
O estuário da Lagoa dos Patos representa uma importante área de criação para várias espécies de peixes e crustáceos de valor comercial, configurando-se como um pólo pesqueiro artesanal de importância destacada no abastecimento de pescados no sul do Brasil. Vibrio parahaemolyticus, uma bactéria halófila encontrada em águas costeiras e de estuário de praticamente todas as regiões temperadas, é um importante agente de doenças transmitidas por pescados em humanos. O trabalho tem como objetivo determinar a ocorrência de Vibrio parahaemolyticus potencialmente patogênico em pescados do estuário da Lagoa dos Patos. Durante o período de dois anos, serão analisadas 240 amostras de pescados originários do estuário da Lagoa dos Patos. A corvina (Micropogonias furnieri) e o papa-terra (Menticirrhus americanus) serão as espécies utilizadas (5 amostras mensais de cada). Alíquotas de cada amostra serão homogeneizadas em sacos plásticos estéreis contendo Água Peptonada Alcalina. O líquido será drenado e incubado para enriquecimento. A partir desse material, serão feitas semeaduras por esgotamento em ágar Tiossulfato Citrato Bili Sacarose. Após incubação, três colônias típicas de cada placa terão seu DNA extraído e analisado pela reação em cadeia da polimerase para pesquisa de genes responsáveis por fatores de patogenicidade que permitem a identificação da espécie.

Objetivo Geral

Geral
 Determinar a ocorrência de Vibrio parahaemolyticus potencialmente patogênico em pescados do estuário da Lagoa dos Patos.

Específicos
 Verificar se pescados do estuário da Lagoa dos Patos explorados comercialmente para consumo humano são carreadores de V. parahaemolyticus.
 Estabelecer o perfil de DNA dos isolados de V. parahaemolyticus quanto à presença dos genes tdh e trh.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 29/03/2024 11:57:36 (consulta levou 0.064968s)