Nome do Projeto
Avaliação genética, tecnológica e de parâmetros de avaliação nutricional em variedades de arroz típicas de cultivos em pequenas propriedades.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 01/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal
Resumo
O arroz (Oryza sativa L.) é o alimento mais importante para a segurança alimentar da humanidade, devido ao volume produzido e ao excelente balanceamento nutricional. Apesar da renomada importância na alimentação humana, o arroz ainda é pouco reconhecido pelas suas características funcionais e nutracêuticas. Algumas variedades típicas de cultivos em pequenas propriedades podem apresentar potencial para uso comercial ou com valores particulares para serem utilizados como fontes de genes em melhoramento genético. Este projeto tem por objetivo estudar parâmetros de avaliação química, tecnológica e nutricional (desempenho industrial, composição centesimal, perfil branquimétrico, perfil texturométrico), bem como caracteres genéticos específicos das variedades Agulhinha, Caipira, Cambará, Kinsel e Rosa 15, através da utilização da eletroforese de proteínas para identificação de cultivares. O delineamento estatístico consta de 3 repetições e para as análises de variância será utilizado o programa estatístico Winstat. O experimento será realizado nos Laboratórios de Pós-colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS) e no Laboratório de Cromatografia, ambos do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, da Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel”, da Universidade Federal de Pelotas (DCTA-FAEM-UFPEL), e no Laboratório de análise de sementes e Biotecnologia (LAS-FAEM-UFPEL).

Objetivo Geral

Estudar parâmetros de avaliação química, tecnológica e nutricional (desempenho industrial, composição centesimal, perfil branquimétrico, perfil texturométrico), bem como caracteres genéticos específicos das variedades Agulhinha, Caipira, Cambará, Kinsel, e Rosa 15.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
2
2
2
2
2
2
2
ANDRÉ TAGLIAMENTO1201/08/201231/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 16:18:19 (consulta levou 0.043583s)