Nome do Projeto
Utilização de amidos nativo e modificados de pinhão e feijão na elaboração de filmes biodegradáveis com atividade antioxidante.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/03/2012 - 13/09/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O pinhão é uma semente da araucária (Araucária angustifolia), arvore nativa da América Latina com alto conteúdo de amido (70-80%). Este amido é de fácil extração e apresenta propriedades térmicas, de pasta e tecnológicas, semelhante aos cereais, além de apresentarem comportamento atípico ao serem modificados com TTBU. O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma importante fonte de proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras na alimentação humana. No Brasil e em muitos países em desenvolvimento, por ser um alimento barato, faz parte da dieta diária da população. O feijão carioca é o mais produzido e consumido no país. No entanto após um longo período de armazenamento acaba perdendo valor comercial e muitas vezes sendo descartado ou exportado para países da África com valores abaixo do mercado. O amido das leguminosas possui características diferenciadas como baixo índice glicêmico e considerável claridade de pasta, além de boa capacidade de formação de filmes. Com isso uma investigação de diferentes modificações tanto físicas quanto químicas se faz necessária para se obter condições que possam produzir amidos, tanto de pinhão quanto de feijão, com características favoráveis para a elaboração de filmes biodegradáveis. O objetivo do estudo é elaborar filmes biodegradáveis com características diferenciadas que possam promover um incremento no tempo de armazenamento de frutas. Os filmes serão obtidos a partir de amido de pinhão e feijão nativos e modificados por tratamento térmico de baixa umidade e por oxidação com NaOCl.

Objetivo Geral

Elaborar filmes biodegradáveis com características diferenciadas que possam promover um incremento no tempo de armazenamento de frutas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
2
40
KARINA MEDEIROS MADRUGA1201/08/201331/07/2015
MARJANA RADÜNZ1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 08:59:01 (consulta levou 0.043310s)