Nome do Projeto
Análise da eficácia do uso do Kinect aplicado à biometria da caminhada
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2012 - 02/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistema de Computação
Resumo
Sistemas biométricos tem a intenção de identificar, de forma automática, indivíduos a partir de suas características físicas. Técnicas de biometria mais comuns são do tipo ativo, onde o indíviduo sendo identificado precisa participar do processo de identificação, usualmente tendo contato físico com algum instrumento de captura. Uma alternativa à biometria ativa é a biometria passiva, onde o indivíduo sendo identificado não precisa interagir com instrumentos ou sequer saber que está sendo identificado. Uma possibilidade mais recente é a identificação por caminhada. Neste tipo de identificação biométrica, um vídeo do indivíduo caminhando é utilizado para identificá-lo. Em 2010, a Microsoft passou a vender o Kinect, um conjunto de sensores de baixo custo para seu console de videogames X-Box 360. Esse conjunto de sensores, aliado a um software embarcado, permite a identificação e captura do esqueleto de até quatro pessoas simultaneamente, em tempo real. A disponibilidade e facilidade de uso do Kinect dá origem à possibilidade de utilizar este equipamento para realizar leituras biométricas passivas. Este projeto tem o objetivo de estudar a possibilidade de utilização do sensor para realizar identificação biométrica de caminhada.
Objetivo Geral
O objetivo principal deste projeto é verificar a eficácia do uso das informações fornecidas pelo sensor Kinect na identificação de indivíduos baseada na caminhada destes. Os seguintes são objetivos específicos:
1. Estabelecer conhecimento sobre o Kinect: como extrair informações dos sensores, utilização das diferentes SDKs (Software Development Kits) disponíveis e compreender limitações;
2. Criar um conjunto de dados (dataset) contendo informações registradas pelo Kinect durante a caminhada de diferentes indivíduos;
3. Criar modelos a partir dos dados que permitam criar um mapeamento das características de uma caminhada a um indivíduo específico;
4. Medir a eficácia dos modelos na identificação de indivíduos.
1. Estabelecer conhecimento sobre o Kinect: como extrair informações dos sensores, utilização das diferentes SDKs (Software Development Kits) disponíveis e compreender limitações;
2. Criar um conjunto de dados (dataset) contendo informações registradas pelo Kinect durante a caminhada de diferentes indivíduos;
3. Criar modelos a partir dos dados que permitam criar um mapeamento das características de uma caminhada a um indivíduo específico;
4. Medir a eficácia dos modelos na identificação de indivíduos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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12 |