Nome do Projeto
LINGUAGEM, NARRATIVAS E IDENTIDADES NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2012 - 02/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Partindo-se do pressuposto de que uma das questões prementes na formação de professores é justamente o estudo dos processos identitários que constituem o professor em formação, seja no espaço acadêmico, seja em outros espaços, como a escola, que concorrem para a construção identitária do profissional como docente (NÓVOA, 1995), e considerando que as identidades são construídas por meio da linguagem, o presente projeto de pesquisa pretende mapear os principais traços discursivos que concorrem para a construção das identidades docentes no processo de formação de professores de línguas, a partir das narrativas e das histórias de vida dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras da UFPel do primeiro, do quinto e do oitavo semestres, a fim de posteriormente traçar estratégias que visem à qualificação dos processos de formação docente no âmbito dos referidos cursos.

Objetivo Geral

Objetivo principal: Mapear os principais traços discursivos que concorrem para a construção das identidades docentes no processo de formação de professores de línguas, a partir das narrativas e das histórias de vida dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras da UFPel do primeiro, do quinto e do oitavo semestres, a fim de posteriormente traçar estratégias que visem à qualificação dos processos de formação docente no âmbito dos referidos cursos.

Objetivos específicos:

• Fazer uma revisão bibliográfica a respeito do tema da formação de professores e das identidades docentes com base nas histórias de vida desses profissionais.
• Construir um espaço permanente de reflexão e de discussão teórico-prático sobre a formação de professores de línguas.
• Discutir e refletir sobre os vários aspectos e as várias etapas que constituem as identidades do professor em formação.
• Oportunizar aos alunos de graduação momentos em que eles, ao narrar suas histórias sobre o processo de constituição de suas identidades docentes, possam compartilhar tanto suas dificuldades quanto os aspectos positivos que o curso de Letras lhes proporciona .
• Cartografar os principais aspectos da formação desses graduandos, disponibilizando os resultados para a comunidade acadêmica, visando a ações para a melhoria do curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
02
02
02
02
02
LUIZA VASSELAI DA VEIGA1201/08/201331/07/2014
MAURÍCIO SIGNORINI DIAS1201/08/201431/07/2015
MAURÍCIO SIGNORINI DIAS1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 04/05/2024 05:46:43 (consulta levou 0.040078s)