Nome do Projeto
Padrões de distribuição de hipoboscídeos e piolhos sobre Columba livia, no município de Pelotas, RS, Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2012 - 01/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia
Resumo
O ectoparasitismo constitui uma importante força seletiva em populações porque reduz a energia destinada a processos fisiológicos de seus hospedeiros, com influência na dinâmica temporal e espacial das populações e na estrutura das comunidades de seus hospedeiros. O ectoparasitismo nas aves é determinado por fatores de naturezas diversas, incluindo os biológicos (susceptibilidade) e os ecológicos (comportamento social, reprodutivo e forrageamento) e que estão associados tanto aos parasitos quanto aos hospedeiros. Alguns fatores físicos, tais como temperatura e pluviosidade também têm sido mencionados para explicar diferenças sazonais na intensidade, abundância e prevalência parasitárias. Com relação a isso, pretendemos analisar os fatores associados aos espécimes de Columba livia Gmelin, 1789 (Aves, Columbiformes), os quais podem estar influenciando na estruturação das infrapopulações de hipoboscídeos e piolhos, no município de Pelotas, RS, Brasil. Iremos desta forma analisar os padrões de distribuição das infrapopulações de hipoboscídeos e piolhos de C. livia, sua prevalência e intensidade média de infestação de Pseudolinchia canariensis (Diptera, Hippoboscidae) sobre espécimes adultos e jovens de pombos; analisar a prevalência e a intensidade média de infecção por H. columbae sobre espécimes adultos e jovens de C. Lívia e analisar sazonalmente os aspectos da associação forética de P. canariensis com ácaros dermícolas e piolhos de C. livia.

Objetivo Geral

1- Analisar os padrões de distribuição (razão sexual e estrutura etária) das infrapopulações de hipoboscídeos e piolhos de C. livia.
2- Analisar a prevalência e a intensidade média de infestação de P. canariensis sobre espécimes adultos e jovens de C. livia.
3- Analisar a prevalência e a intensidade média de infecção por H. columbae sobre espécimes adultos e jovens de C. livia.
4- Analisar sazonalmente os aspectos da associação forética de P. canariensis com ácaros dermícolas e piolhos de C. livia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
40
FABIANE BORBA BERGMANN401/07/201201/02/2016
HUGO LEONARDO DA CUNHA AMARAL2001/07/201201/02/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 86.400,00

Página gerada em 26/04/2024 07:51:33 (consulta levou 0.041968s)