Nome do Projeto
Determinação de fontes de contaminação por Listeria spp. e Pseudomonas spp. em linha de processamento de cortes cárneos embalados a vácuo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2012 - 02/09/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Microbiologia de Alimentos
Resumo
A carne é considerada um meio propício à proliferação microbiana em função de apresentar atividade de água relativamente elevada, quantidade significativa de proteínas e carboidratos, dentre outros nutrientes, fornecendo nichos ideais para o crescimento de micro-organismos deteriorantes e patogênicos. Uma etapa de extrema importância, realizada antes da comercialização da carne, é a desossa, na qual a carne é removida dos ossos e cortada em cortes primários e secundários, sendo, após, armazenada em embalagens a vácuo sob refrigeração. Durante este processo, a carne é exposta a várias superfícies susceptíveis de contaminação, além de sofrer alta manipulação, podendo tornar-se um veículo de doenças de origem alimentar caso não sejam adotadas práticas higiênico-sanitárias adequadas. Por estes motivos, acredita-se que os equipamentos e as atividades realizadas na sala de desossa são importantes fontes de contaminação por Listeria spp. e Pseudomonas spp. em produtos cárneos embalados a vácuo e, no caso de uma contaminação inicial por micro-organismos deteriorantes e patogênicos, esta pode persistir e aumentar durante o armazenamento, prejudicando assim o prazo de validade.

Objetivo Geral

Determinar as fontes de contaminação por micro-organismos deteriorantes e patogênicos da sala de desossa em um frigorífico-matadouro de bovinos em Pelotas – RS, bem como avaliar a influência desta contaminação inicial na vida útil de cortes cárneos embalados a vácuo durante o prazo de validade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 26/04/2024 19:35:31 (consulta levou 0.035586s)