Nome do Projeto
PERFIL DO MERCADO DE ALIMENTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS NA CIDADE DE PELOTAS/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
24/09/2012 - 25/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Resumo
A mudança de hábito do consumidor, com tendências ao uso de produtos mais convenientes, ou seja, de fácil preparo, tem movimentado o setor de alimentos. Neste sentido, o processamento mínimo de frutas e hortaliças proporciona praticidade e reduz o tempo de preparo, uma vez que a etapa de higienização é feita previamente pelo produtor. Identificar o perfil dos consumidores de produtos minimamente processados, tanto de pequena como de grande escala, a fim de conhecer suas características e preferências, pode ser bastante benéfico para definir as melhores estratégias de produção, comercialização e marketing dentro dos diferentes segmentos. Ainda, tais informações podem proporcionar dados sobre os hábitos alimentares de um determinado grupo populacional, permitindo que instituições como as Universidades, através de trabalhos de pesquisa e extensão, levem maiores informações sobre alimentos minimamente processados, suas vantagens, benefícios, formas de processamento, dicas de como comprar e armazenar, entre outras, que venham a beneficiar a sociedade como um todo.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Identificar o conhecimento e o perfil dos consumidores de frutas e hortaliças minimamente processadas na cidade de Pelotas/RS, tanto em nível de mercado varejista como institucional. Objetivos Específicos
- Identificar os fatores que norteiam a decisão dos consumidores na aquisição e/ou consumo de frutas e hortaliças minimamente processadas.
- Avaliar as possíveis inter-relações entre o consumo de vegetais minimamente processados e a faixa etária, sexo, grau de instrução e renda do consumidor.
- Reconhecer a periodicidade de compra e freqüência de semanal de consumo.
- Identificar o tipo de acesso do consumidor aos produtos, se ele tem ou não oportunidade de encontrar o que necessita e/ou procura, assim como quais os vegetais que desejaria encontrar na forma minimamente processada.
- Avaliar como se dá o consumo destes produtos no mercado varejista e também no institucional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
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