Nome do Projeto
A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/09/2012 - 06/09/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que o ensino de línguas deve propiciar ao aluno a análise de sua própria língua e cultura, por meio de vínculos com outras culturas – por semelhança e contraste – que lhe permitam compreender melhor sua realidade e as de outros, enriquecendo sua visão crítica e seu universo cultural (PCN+, 2002). A leitura de textos em língua inglesa se constitui como uma das alternativas pedagógicas que mais contribui para a reflexão dessas questões em sala de aula (Motta-Roth, 2006). Os portais educacionais, especificamente de língua inglesa, disponibilizam diversos conteúdos e atividades pedagógicas que podem ser utilizados, principalmente, por professores em formação inicial. Este estudo, com base nas pesquisas de Análise de Gêneros, Análise Crítica do Discurso e Ensino e Aprendizagem de Línguas, tem como objetivo analisar as atividades de leitura propostas por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida questões culturais e sociais são propostas e discutidas nessas atividades. Além disso, busca-se 1) investigar quais os objetivos dos portais educacionais ao discutirem os aspectos culturais e sociais em suas atividades de leitura e 2) identificar de que forma a pluralidade cultural é valorizada e incentivada nas atividades de leitura propostas por esses portais. Nossa investigação visa contribuir com a prática docente de professores em formação inicia, auxiliando-os no processo de ensino e aprendizagem das questões culturais e sociais de língua inglesa.

Objetivo Geral

Analisar as atividades de leitura propostas por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida questões culturais e sociais são propostas e discutidas nessas atividades. Além disso, busca-se 1) investigar quais os objetivos dos portais educacionais ao discutirem os aspectos culturais e sociais em suas atividades de leitura e 2) identificar de que forma a pluralidade cultural é valorizada e incentivada nas atividades de leitura propostas por esses portais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 26/04/2024 00:22:31 (consulta levou 0.038822s)