Nome do Projeto
Perfis de DNA de Salmonella enterica, Campylobacter jejuni e C. coli isolados de fezes de frango, aves silvestres e pequenos mamíferos e de produtos de frango
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2012 - 01/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
Salmonella enterica e Campylobacter jejuni estão entre os micro-organismos mais comumente associados a toxinfecções alimentares envolvendo o consumo produtos de frango. Os pássaros silvestres e pequenos mamíferos podem atuar como veiculadores desses micro-organimos para as aves de produção. O estudo dos perfis moleculares de Campylobacter e Salmonella isolados em distintas etapas da cadeia epidemiológica das enfermidades por eles causadas constitui importante informação para a compreensão das formas de transmissão dos agentes etiológicos e para a elaboração de medidas de controle. O objetivo do trabalho é verificar a similaridade entre os perfis de DNA de Salmonella e Campylobacter isolados de fezes de frango, aves silvestres e pequenos mamíferos e de produtos de frango. Dez lotes de frango com aves sabidamente portadoras de Salmonella e 10 com portadoras de Campylobacter serão selecionados mediante análise para pesquisa da presença dos micro-organismos em amostras de fezes de 20 frangos por lote. Uma vez identificado um lote com aves portadoras, serão coletadas 40 amostras de fezes de aves silvestres e 20 de pequenos mamíferos de espécies passíveis de captura no entorno do aviário. Os isolamentos de Campylobacter e de Salmonella serão realizados conforme recomendado por U.S. Food and Drug Administration. A diferenciação entre as espécies C. jejuni e C. coli será feita por PCR. Serão utilizados ainda 20 isolados de Salmonella e 40 de Campylobacter obtidos de produtos de frango coletados no comércio varejista. Os perfis moleculares dos isolados serão analisados com uso de rep-PCR.

Objetivo Geral

Geral
 Verificar a similaridade entre os perfis de DNA de Salmonella e Campylobacter isolados de fezes de frango, aves silvestres e pequenos mamíferos e de produtos de frango.
Específicos
 Verificar a ocorrência de C. jejuni, C. coli e S. enterica em aves e pequenos mamíferos silvestres.
- Verificar quais espécies de aves e pequenos mamíferos silvestres albergam C. jejuni, C. coli. e S. enterica.
- Verificar quais sorotipos de Samonella ocorrem nas aves silvestres.
- Estabelecer a importância das aves e dos pequenos mamíferos silvestres na epidemiologia das doenças transmitidas por alimentos causadas por Salmonella e Campylobacter.
- Estabelecer o perfil de DNA dos isolados de Salmonella e Campylobacter.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
20
THAMÍRIS PEREIRA DE MORAES1201/08/201431/07/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 2.400,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 05:31:31 (consulta levou 0.048454s)