Nome do Projeto
EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA EM OLIVEIRA (Olea europaea L.)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2012 - 02/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Resumo
No setor produtivo de frutas uma das áreas mais importantes é a produção de mudas. A busca por novas técnicas de propagação, que possam aumentar a qualidade e a quantidade do material propagativo é essencial. O conhecimento de alguns conceitos e a aplicação destes faz com que possamos ter avanços significativos em relação à produção de mudas de determinada espécie. No processo evolutivo das técnicas de propagação de plantas, o desenvolvimento da ciência, aliado ao processo produtivo, mostrou-se sempre necessário para alcançar os objetivos almejados na multiplicação e preservação de material genético selecionado. A produção de mudas através da técnica da embriogênese somática, consiste em um processo de desenvolvimento de embriões a partir de células somáticas. Esta técnica apresenta algumas vantagens em relação à micropropagação via ápices ou via organogênese, como: a capacidade de produzir grande quantidade de embriões em um espaço limitado; os embriões são individualizados e se desenvolvem diretamente em plantas; e na seleção de explantes iniciais, quase todas as partes da planta têm sido utilizadas com sucesso. Dentro deste projeto estamos propondo o desenvolvimento da técnica de propagação vegetativa, denominada embriogênese somática, de cultivares de oliveira, espécie com alto potencial para o desenvolvimento da fruticultura da Metade Sul do Rio Grande do Sul. Os experimentos serão desenvolvidos na UFpel, no Departamento de Fitotecnia, na Casa de Vegetação e nas Estufas pertencentes a Faculdade de Agronomia "Eliseu Maciel" e também no Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas, do Instituto de Biologia da mesma Universidade.

Objetivo Geral

Geral
Estudar diferentes sistemas e protocolos para embriogênese somática de oliveira, analisando-se características fisiológicas, morfológicas, anatômicas e histológicas de regeneração in vitro.

Específicos
- Obtenção de calos embriogênicos de diferentes cultivares de oliveira
- Manutenção das culturas de calos e células em suspensão
- Avaliar sistemas e protocolos com diversas formulações basais de meios de cultura e analisar os graus de eficiência embriogênica
- Avaliar características fisiológicas, morfológicas, anatômicas e histológicas
- Obtenção de mudas clonais de oliveira a partir da regeneração in vitro por embriogênese somática

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 10.000,00

Página gerada em 19/04/2024 04:48:56 (consulta levou 0.043204s)