Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2013 - 03/08/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A promoção da alimentação saudável é um dos principais focos da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Brasil e constitui-se de ações a serem desenvolvidas principalmente por profissionais que atuam na atenção básica, com o objetivo de tornar a população apta a fazer escolhas alimentares saudáveis. Considerando a importância da avaliação das estratégias implantadas em saúde pública e a escassez de estudos desta natureza envolvendo a área da alimentação e nutrição, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a promoção da alimentação saudável na atenção básica do município do Rio Grande (RS). Farão parte do estudo usuários das unidades básicas de saúde, para os quais serão consideradas como variáveis independentes: características demográficas; socioeconômicas; referentes à situação de saúde, ao conhecimento sobre saúde e nutrição, à utilização dos serviços e a atitudes alimentares. Como desfechos serão consideradas a adesão a práticas alimentares saudáveis e a conscientização e o recebimento de orientação para alimentação saudável. Além disso, serão incluídos também enfermeiros, médicos clínicos e de família atuantes em unidades de saúde. Estes terão como variáveis independentes características demográficas; de formação, atualização e atuação, e como desfecho a oferta de orientação para alimentação saudável. As principais hipóteses a serem testadas são: a alimentação dos usuários não está adequada às recomendações do Ministério da Saúde; a oferta de orientações de alimentação saudável por parte dos profissionais não está em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde; a alimentação dos usuários varia conforme modelo assistencial implantado no serviço utilizado; a oferta de orientações de alimentação saudável por parte dos profissionais varia de acordo com o modelo de atenção do serviço em que atuam.

Objetivo Geral

O objetivo geral do estudo é avaliar a promoção da alimentação saudável na atenção básica do município do Rio Grande (RS).

Como objetivos específicos da pesquisa foram definidos:

 Analisar componentes de estrutura, processo e resultado da intervenção de promoção da alimentação saudável no âmbito da ABS e comparar segundo modelo de atenção em saúde.
 Descrever o perfil dos usuários e a ocorrência de recebimento de orientação para práticas alimentares saudáveis.
 Analisar as diferenças no perfil dos usuários e na ocorrência de recebimento de orientação para práticas alimentares saudáveis, segundo modelo de atenção.
 Descrever o perfil dos profissionais da ABS e ocorrência da oferta de orientação para práticas alimentares saudáveis.
 Analisar as diferenças no perfil dos profissionais e na ocorrência da oferta de orientação para práticas alimentares saudáveis, segundo modelo de atenção em saúde.
 Identificar aspectos relacionados à promoção da alimentação saudável que devam ser reforçados na educação continuada dos profissionais da ABS.


A principal meta é fazer com que os resultados encontrados sejam úteis à gestão municipal e contribuam para a melhoria da saúde da população usuária do sistema público.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4

Página gerada em 25/04/2024 12:00:57 (consulta levou 0.036238s)