Nome do Projeto
KARL MARX E AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2013 - 02/01/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
O projeto tem como escopo fazer uma profunda revisão sobre as pedagogias críticas, especialmente aquelas que sofrem influência de Marx, confrontando-as com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx. Deverá ser desenvolvido através de sub-projetos específicos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

• Confrontar as teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx.

Objetivos Específicos

• Reconstruir a Filosofia Social de Karl Marx através dos textos do autor.
• Identificar, sistematizar e relacionar entre si e com o constructo teórico abrangente onde estão situadas, as ideias educacionais e pedagógicas esparsas nos textos de Marx.
• Identificar os princípios educacionais que podem sustentar a construção de uma teoria pedagógica que se pretenda apoiada no pensamento marxiano.
• Resgatar teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista.
• Vivificar a pedagogia marxista, a partir das contribuições advindas de estudos contemporâneos sobre dimensões do humano poucos destacadas em contextos sócio-históricos anteriores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
04
04
08
08
08
08
08
08
08
08
08
16
GUILHERME FERREIRA ULGUIM1201/11/201430/04/2015
HENRIQUE AUGUSTO TONIN1201/08/201431/07/2015
JÉSSICA DA SILVA1201/08/201331/12/2013
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA1201/08/201431/10/2014
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA1201/08/201331/07/2014
Leonor Gularte Soler1201/01/201431/03/2014
RAFAELA FOSSATI DA SILVA1201/08/201431/07/2015
RAFAELA FOSSATI DA SILVA1201/04/201431/07/2014

Página gerada em 18/09/2019 04:26:04 (consulta levou 0.096005s)