Nome do Projeto
KARL MARX E AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2013 - 02/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
O projeto tem como escopo fazer uma profunda revisão sobre as pedagogias críticas, especialmente aquelas que sofrem influência de Marx, confrontando-as com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx. Deverá ser desenvolvido através de sub-projetos específicos.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
• Confrontar as teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx.
Objetivos Específicos
• Reconstruir a Filosofia Social de Karl Marx através dos textos do autor.
• Identificar, sistematizar e relacionar entre si e com o constructo teórico abrangente onde estão situadas, as ideias educacionais e pedagógicas esparsas nos textos de Marx.
• Identificar os princípios educacionais que podem sustentar a construção de uma teoria pedagógica que se pretenda apoiada no pensamento marxiano.
• Resgatar teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista.
• Vivificar a pedagogia marxista, a partir das contribuições advindas de estudos contemporâneos sobre dimensões do humano poucos destacadas em contextos sócio-históricos anteriores.
• Confrontar as teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx.
Objetivos Específicos
• Reconstruir a Filosofia Social de Karl Marx através dos textos do autor.
• Identificar, sistematizar e relacionar entre si e com o constructo teórico abrangente onde estão situadas, as ideias educacionais e pedagógicas esparsas nos textos de Marx.
• Identificar os princípios educacionais que podem sustentar a construção de uma teoria pedagógica que se pretenda apoiada no pensamento marxiano.
• Resgatar teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista.
• Vivificar a pedagogia marxista, a partir das contribuições advindas de estudos contemporâneos sobre dimensões do humano poucos destacadas em contextos sócio-históricos anteriores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
04 | |||
04 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
08 | |||
16 | |||
GUILHERME FERREIRA ULGUIM | 12 | 01/11/2014 | 30/04/2015 |
HENRIQUE AUGUSTO TONIN | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
JÉSSICA DA SILVA | 12 | 01/08/2013 | 31/12/2013 |
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | 12 | 01/08/2014 | 31/10/2014 |
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
LEONOR GULARTE SOLER | 12 | 01/01/2014 | 31/03/2014 |
RAFAELA FOSSATI DA SILVA | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
RAFAELA FOSSATI DA SILVA | 12 | 01/04/2014 | 31/07/2014 |