Nome do Projeto
Formação de Professores: Teoria e Prática na Reforma em Currículos de Licenciatura da UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 01/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
Através da investigação comparada de 4 cursos de licenciatura da UFPel, tendo como fonte de dados a legislação oficial do CNE que implantou a reforma dos cursos de licenciatura e dados de cunho etnográfico sobre a natureza das mudanças curriculares implantadas localmente, investigam-se os impactos da reforma nos saberes da formação profissional dos docentes e na identidade profissional dos docentes da educação básica. Tem-se como aporte teórico os estudos contemporâneos no campo do currículo e das políticas educacionais e curriculares que avançam para uma compreensão do currículo e da política educacional como política cultural disputada e controversa, construída por movimentos constantes em que interagem o global e o local, o macro e o micro, estando sujeitas a constantes processos de significações e disputas.

Objetivo Geral

- Problematizar a relação teoria e prática proposta pela reforma dos cursos de licenciatura e seus impactos nas formas de subjetivação e na identidade profissional docente.
- Potencializar a constituição de novos grupos de pesquisa e a formação de novos pesquisadores no campo da formação e profissionalização docente.
-Investigar os impactos da reforma nos saberes curriculares da formação profissional dos docentes nos cursos de licenciatura da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE REHLING LOPES1201/08/201331/10/2013
FABIANE ARAÚJO BOTELHO1201/08/201330/09/2013
LAÍSA FISCHER1201/10/201331/07/2014
VITÓRIA DA SILVEIRA DA ROSA1201/11/201331/07/2014

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