Resumo
Maria Manuela Alves Garcia é Professora Titular, aposentada, da Universidade Federal de Pelotas, atuando como professora colaboradora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma Universidade. Com Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutorado na Universidade de Wisconsin, Madison, E.U.A., sob a supervisão de Thomas Popkewitz, entre 2006-2007. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão no campo da formação de professores, tendo larga experiência na pós-graduação e como orientadora de mestrado e doutorado na área de educação. Possui várias publicações na forma de livros, capítulos de livros e artigos especializados em periódicos científicos e realiza trabalhos como consultora para periódicos e eventos do campo educacional. Pesquisadora do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa de 2015 a 2022. Realiza investigações no campo da pedagogia, do currículo, da profissão docente e da formação de professores, interessando-se sobretudo pelos discursos pedagógicos e curriculares e suas transformações no tempo e na relação com a docência.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais, 1994)
Especialização em Alfabetização Em Classes Populares (Grupo de Estudos Em Educação Metodologia de Pesquisa e Ação, 1987)
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1986)
Áreas de atuação
Educação
Educação - Currículo
Educação - Formação de Professores
Educação - Trabalho Docente
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS): CURRÍCULOS, FORMAS DE PROFISSIONALISMO E IDENTIDADES DOCENTESCOORDENADOR DO PROJETO | 09/12/2017 | 31/12/2019 | 12 | |
DISPUTAS POR DOCÊNCIAS E REFORMAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL | 01/09/2023 | 01/08/2026 | ||
Ideologia e Partidos Políticos no Brasil: uma nova metodologia de classificação | 01/08/2020 | 26/09/2023 | ||
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização | 30/08/2019 | 30/08/2021 | ||
III Encontro do Fórum de coordenadores(as) dos Cursos de Graduação em Antropologia | 15/03/2021 | 07/04/2021 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente: pesquisas em diálogo | 22/06/2020 | 14/09/2020 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | 01 | S. A. CURRÍC, PROFIS E TRAB DOCENTE: DISC E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO I Horários
| 51+0 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.