Nome do Projeto
TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO EM ARROZ IRRIGADO E REMEDIAÇÃO DO RESÍDUO DAS APLICAÇÕES DE AGROTÓXICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 02/03/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Resumo
O desenvolvimento do setor primário em produtividade e expansão das áreas de cultivo promoveu aumento na utilização de agrotóxicos, causando problemas relacionados à deriva, a qual é considerada atualmente um dos maiores problemas da agricultura. Assim, tem-se desenvolvido equipamentos que reduzam perdas de produtos para fora do alvo biológico. Além disso, o aumento no uso de agrotóxicos e a diversidade de produtos utilizados têm gerado maiores quantidades de resíduos, o que se torna uma problemática a ser estudada, pois em muitos casos, estes efluentes provenientes das aplicações são descartados de forma irregular e sem controle ambiental. Em vista do exposto, o projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a eficiência de atomizador rotativo e bicos cônicos, em relação à redução do volume de aplicação, controle de plantas daninhas da cultura do arroz irrigado e deriva de agrotóxicos, bem como a eficiência das reações oxidativas na desestruturação das moléculas de agrotóxicos provenientes dos resíduos das aplicações. Para atingir estes objetivos serão realizados experimentos para analisar diferentes equipamentos de aplicação aérea no controle de plantas daninhas e na redução da deriva, avaliar diferentes adjuvantes e pontas de pulverização na redução de perdas das aplicações terrestres e quantificar a eficiência da metodologia utilizada atualmente em reações oxidativas na degradação de agrotóxicos.

Objetivo Geral

- Avaliar a eficiência de bicos cônicos e sistema eletrostático em aplicação aérea, com relação à redução de deriva; do volume de aplicação e o controle de plantas daninhas da cultura do arroz irrigado.
- Avaliar a eficiência do uso de adjuvantes e pontas de pulverização com e sem indução de ar em aplicação terrestre, com relação à deriva de agrotóxicos.
- Avaliar a eficiência das reações oxidativas na desestruturação das moléculas de agrotóxicos provenientes dos resíduos das aplicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
4
4
4
40
ANDREY PEREIRA PIVETTA1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 17/12/2018 03:11:32 (consulta levou 0.094644s)