Nome do Projeto
Detecção de Campylobacter jejuni em produtos de frango utilizando separação imunomagnética
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 01/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Resumo
Campylobacter é um dos principais agentes de doenças transmitidas por alimentos (DTA) em humanos. Um fator que contribui para a falta de controle da disseminação de Campylobacter é sua difícil detecção devido à composição do alimento, à variada microbiota competidora, ao baixo número de bactérias e às difíceis condições de isolamento. O método convencional, além de trabalhoso, exige vários dias de análise e, muitas vezes, a presença de microbiota competitiva inibe o crescimento de Campylobacter, podendo levar a resultados errôneos. Diversos métodos, como imunoensaios e técnicas moleculares, têm sido desenvolvidos a fim de abreviar o tempo de detecção e aumentar a especificidade. A separação imunomagnética é uma técnica que tem sido proposta para substituir ou melhorar o desempenho de métodos convencionais de isolamento de diversos micro-organismos. Será desenvolvido um protocolo para a utilização da técnica de imunosseparação magnética na detecção de Campylobacter jejuni em produtos de frango.

Objetivo Geral

Geral:
- Aumentar a sensibilidade e a especificidade na detecção de Campylobacter jejuni em produtos de frango.
Específicos :
- Estabelecer um protocolo para a utilização da técnica de imunosseparação magnética na detecção de Campylobacter jejuni em produtos de frango.
- Avaliar o desempenho da metodologia desenvolvida na análise de produtos de frango experimentalmente contaminados com Campylobacter jejuni.
- Avaliar o desempenho da metodologia desenvolvida na análise de produtos de frango naturalmente contaminados com Campylobacter jejuni.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 17/12/2018 17:41:45 (consulta levou 0.105854s)