Nome do Projeto
Competição de capim arroz (Echinochloa spp.) com soja cultivada na várzea
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 02/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
Com a expansão de áreas de cultivo, a soja passou a ser cultivada também em terras baixas na metade Sul do RS, trazendo vantagens para a rotação com o arroz irrigado. A semeadura da soja em áreas de várzea dentro da época recomendada, em solos drenados e/ou adaptados com uso de camaleões e utilizando cultivares recomendadas, permite atingir níveis produtivos elevados. Todavia, a competição com plantas daninhas como o capim-arroz (Echinochloa spp.) pode limitar a produtividade, sendo essa uma das principais plantas daninhas competidoras em terras baixas. Para que a competição entre plantas seja caracterizada, se faz necessário que haja sobreposição dos nichos ecológicos, onde os indivíduos estejam inseridos, de tal modo que ambos disputem pelos mesmos recursos disponíveis no ambiente de interação (água, luz e nutrientes). Neste sentido, o presente projeto visa: 1) avaliar o potencial competitivo de cultivares de soja quando em convivência com plantas de capim-arroz; 2) investigar o efeito da convivência de cultivares de soja com plantas de capim-arroz em períodos iniciais de desenvolvimento da cultura, correlacionando com efeitos na produtividade de grãos; e 3) determinar o efeito do espaçamento entre plantas da cultura e as épocas de controle de capim-arroz, na soja cultivada em condição de terras baixas. A menor dependência do controle químico através da investigação do potencial competitivo de cultivares de soja, é uma ferramenta importante para o manejo integrado de capim-arroz, reduzindo o impacto ambiental e a pressão de seleção que favorece a evolução de biótipos resistentes.

Objetivo Geral

- Determinar o potencial competitivo de cultivares de soja quando em convivência com plantas de capim-arroz;
- Avaliar o efeito da convivência da soja com plantas de capim-arroz em períodos iniciais de desenvolvimento da cultura, correlacionando com efeitos na produtividade de grãos;
-Determinar o efeito do espaçamento entre plantas da cultura e as épocas de controle de capim-arroz, na soja cultivada em condição de terras baixas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
2
2
DIONVERA COELHO DA SILVA1201/08/201328/02/2014
JALLISON PINHEIRO NUNES1201/03/201431/07/2014
ROBERTO JUNKHERR WICKERT1201/08/201331/05/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 16/12/2018 23:00:22 (consulta levou 0.082842s)