Nome do Projeto
O Jogo de Regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/06/2013 - 30/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Psicologia Educacional
Resumo
O presente projeto de pesquisa propõe, tomando como base a teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) Alexis N. Leontiev (1903-1979) e Daniil B. Elkonin (1904-1984), investigar se o jogo de regras no contexto de uma intervenção individualizada é um instrumento para o sucesso em alunos com história de fracasso escolar. A maioria dos estudos sobre fracasso escolar enfoca a existência, a origem e as dificuldades em si sem avançar na busca de caminhos para minimizá-lo. A pesquisa ganha relevância, também, pela inexistência de um trabalho de investigação propondo a busca de caminhos para o enfrentamento de um problema de tamanha complexidade como o fracasso escolar. Por fim, contribuir para a produção de novos saberes que poderão contribuir na formação dos professores e desencadear novas pesquisas. A investigação que será desenvolvida enquadra-se num estudo de caso ancorada no design quase-experimental na modalidade antes-depois com um único grupo e análise qualitativa. Os sujeitos que farão parte desta investigação serão três alunos que apresentam história de fracasso escolar (repetência) e que estejam cursando o ensino fundamental da Rede Pública Municipal da cidade de Jaguarão-RS. Os critérios para seleção da amostra será o de repetência escolar e estar cursando o 3º e 4º ano do ensino fundamental. Posteriormente será solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e Termo de Assentimento.Projeto aprovado para o doutorado da Universidade Federal de Pelotas-Faculdade de Educação. Os resultados esperados é que o através do jogo possa-se realizar a alteração das funções psicológicas superiores e em decorrência os acadêmicos apresentem melhores rendimentos escolares. A repercussão será direta para os alunos do ensino fundamental. Para os acadêmicos de pedagogia a repercussão será na utilização do jogo em suas práticas de ensino como elemento pedagógico facilitador de aprendizagem.

Objetivo Geral

Geral:
Investigar se o jogo de regras no contexto de uma intervenção individualizada é um instrumento para o sucesso em alunos com história de fracasso escolar.
Específicos:
Investigar, se:
o jogo de memória, cara a cara e damas auxiliam o desenvolvimento das FPS;
a mediação realizada pela pesquisadora, no jogo, possibilita o melhor desempenho do aluno nas jogadas;
ocorre imitação por parte do aluno às jogadas da pesquisadora;
o jogo possibilita a criação de ZDP;
o jogo influencia outras áreas do comportamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

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