Nome do Projeto
Direito, Sociedade e Estado
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/06/2013 - 31/07/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
O presente projeto visa abordar a temática do direito, igualdade e democracia em autores contemporâneos e consagrados na filosofia política e do direito. Visa buscar argumentos legítimos para a fundamentação do Estado e das Leis.

Objetivo Geral

O objetivo último do trabalho é a busca e a fundamentação do Estado democrático de direito bem como de suas leis positivas. Para isso, o filósofo que estará como pano de fundo da pesquisa é Immanuel Kant, o qual influenciou os autores que serão definitivos para a pesquisa, tais como: John Rawls, Robert Nozick, Jürgen Habermas, Klaus Günther e Hans Kelsen.
Um dos grandes problemas da filosofia política e do direito inscreve-se na seguinte pergunta: O que legitima o estado, ou ainda, em um estado democrático de direito o que legitima as leis positivas que coordenam as relações interpessoais? É a partir desta pergunta temática que se inquirirá os filósofos acima listados para uma resposta viável e aceitável.
Desta forma, embora tenha elencado um grande número de autores, a temática perpassa por todos eles. Cada um deles, em suas argumentações e respostas mútuas, tentaram apresentar uma argumentação fundamentada para a fundação, manutenção e legitimidade do Estado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCOS LUIZ DE FRANÇA1201/11/201431/07/2015

Página gerada em 28/03/2024 17:58:49 (consulta levou 0.054787s)