Nome do Projeto
A pesquisa sobre a cidade no Rio Grande do Sul: a produção dos Programas de Pós-graduação - Etapa II
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
29/08/2013 - 28/02/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Resumo
Este trabalho apresenta a segunda etapa do projeto intitulado “A pesquisa sobre a cidade no Rio Grande do Sul: a produção dos Programas de Pós-graduação”, desenvolvido junto ao Curso de História da UFPEL e finalizado no início de 2013. Seus resultados foram apresentados no VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS URBANOS, REGIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA e do V COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AS CIDADES DO PRATA, em 2012, na UFPEL. A segunda etapa possui dois objetivos: com o auxílio de conhecimentos de informática sofisticar a apresentação do Banco de Dados já coletados, para possibilitar a pesquisa, e apresentar algumas considerações sobre a cidade na historiografia, iniciando a análise do conceito de cidade nos trabalhos produzidos em Cursos de Mestrado e Doutorado de História do Rio Grande do Sul disponibilizados na web, onde comparece o tema da cidade e indicados no referido Banco de Dados. Este projeto parte da constatação realizada por autores referenciais sobre o tema da cidade na história que problematizam o uso deste conceito como instrumentalizador de análises históricas. A metodologia utilizada será de cotejar leituras teóricas com os temas definidos para os trabalhos de mestrado e doutorados que fazem parte do Banco de Dados, a fim de situar teoricamente o conceito de cidade presente nestes trabalhos. As questões levantadas para orientar a pesquisa são: pode a cidade constituir-se objeto de pesquisa do historiador? Que lugar, no sentido epistemológico, a cidade ocupa nos trabalhos produzidos por historiadores? Os textos analisados nesta etapa são: “A cidade como objeto da historiografia” de Carlos Roberto da Rosa Rangel, “A cidade como história” de Marisa Varanda Teixeira Carpintéro e Josianne Francia e “Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias” de Sandra Pesavento.

Objetivo Geral

1. Objetivos Gerais:
Contribuir para um projeto maior que visa produzir um inventário de obras, artigos e outras publicações que abordem o tema de pesquisa do Grupo, a cidade, em acervos institucionais acadêmicos e outros, como no sistema eletrônico e outros meios de busca; que visa definir termos, no âmbito do tema, em diferentes perspectivas teóricas e das ciências: urbanização, urbano, cidade, vila, metrópole, plano, projeto urbanístico, espaço público, território, paisagem, município, estrutura, conjuntura; que visa sistematizar o inventário para publicação, acompanhado de notas e observações realizadas pelo Grupo de Pesquisa; e, finalmente, que visa publicar o inventário comentado, no suporte papel e por meio eletrônico.
2. Objetivos Específicos: esta etapa do projeto possui dois objetivos: com o auxílio de conhecimentos de informática sofisticar a apresentação do Banco de Dados já coletados, para possibilitar a pesquisa, e apresentar algumas considerações sobre a cidade na historiografia, iniciando a análise do conceito de cidade nos trabalhos produzidos em Cursos de Mestrado e Doutorado de História do Rio Grande do Sul disponibilizados na web, onde comparece o tema da cidade e indicados no referido Banco de Dados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉSSICA OLIVEIRA DE SOUZA829/08/201328/02/2014
VICTOR HUGO BARROS829/08/201328/02/2014

Página gerada em 26/04/2024 06:39:42 (consulta levou 0.060994s)