Nome do Projeto
Estudo sobre os impactos e contribuições do Projeto de Ensino Tópicos de Matemática Elementar (DME/IFM/UFPel) sobre a aprendizagem dos alunos.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/10/2013 - 15/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
Sabe-se que, na nossa universidade, assim como na maioria das universidades brasileiras, os índices de evasão e reprovação nas disciplinas iniciais de Matemática é, historicamente, bastante elevado e tem se acentuado nos últimos anos devido ao grande desnível existente entre o conhecimento matemático dos estudantes oriundos do ensino médio e a exigência acadêmica para formação de bons profissionais. No sentido de amenizar estes índices e manter a qualidade na formação em Matemática dos futuros profissionais, o Projeto de Ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo (TME) vem desenvolvendo várias atividades e está sempre buscando novas estratégias de atuação. Para dar maior suporte a este trabalho, nesta pesquisa pretendemos inicialmente realizar um estudo sobre as dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos ingressantes na universidade, pois conhecendo estes fatores e parâmetros, teremos subsídios para tomada de decisões sobre quais ações devem ser priorizadas, modificadas, ampliadas para proporcionar a aprendizagem do aluno, possibilitando que ele obtenha um melhor rendimento acadêmico. Decorrente da investigação, buscaremos analisar a influência das atividades desenvolvidas no Projeto TME sob o desempenho do aluno e possível produção de material bibliográfico e/ou digital adequado para o aperfeiçoamento dos alunos ingressantes da UFPel que cursarão disciplinas de Matemática. Dessa forma, esta pesquisa pretende contribuir com o TME a continuar investindo no seu maior objetivo: possibilitar aos alunos condições de permanência e aprovação nas disciplinas de Matemática cursadas, buscando a excelência no aprendizado, impactando na otimização de tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, minimizando os recursos públicos utilizados na sua formação acadêmica.

Objetivo Geral

Os objetivos e metas da presente pesquisa são:
 Apresentar formas de detectar as dificuldades específicas dos alunos que participam do Projeto de Ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo (TME) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
 Detectar as principais dificuldades em Matemática básica apresentadas pelos alunos da UFPel que serão atendidos pelo Departamento de Matemática e Estatística (DME).
 Identificar as principais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo ministrado nas disciplinas de Matemática do DME.
 Propor e implementar ações para suprir as dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos.
 Avaliar a eficiência das formas de intervenção em relação à aprendizagem dos alunos realizadas pelas atividades desenvolvidas no TME.
 Estudar, a partir dos dados obtidos, possibilidades de novas ações e/ou aprimoramento das que são atualmente realizadas pelo Projeto TME.
 Relacionar aprendizagem e desempenho do aluno participante do TME.
 Realizar estudo sobre a permanência e a aprovação dos alunos participantes do TME.
 Divulgar resultados na UFPel, em eventos científicos e em periódicos científicos.
 Colaborar na discussão e análise de ações que fortaleçam a permanência dos alunos em seus cursos na UFPel.
 A partir da pesquisa, fortalecer o TME como um projeto exemplar no sentido de firmar atitudes fortalecedoras na formação acadêmica, qualificando os alunos da UFPel nos conhecimentos matemáticos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE MOLTER115/10/201315/10/2017
CAMILA PINTO DA COSTA415/10/201315/10/2017
CÍCERO NACHTIGALL215/10/201315/10/2017
EDUARDO SGANZERLA FERREIRA314/02/201715/10/2017
JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA314/02/201715/10/2017
OTÁVIA SILVA DOS SANTOS314/02/201715/10/2017
REJANE PERGHER415/10/201315/10/2017

Página gerada em 29/03/2024 09:23:38 (consulta levou 0.060338s)