Nome do Projeto
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-MECÂNICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE RESINAS ADESIVAS CONTENDO GRUPAMENTOS METÁLICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/11/2013 - 06/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O objetivo deste estudo será formular e caracterizar diferentes resinas adesivas experimentais com a incorporação de metacrilatos metálicos para verificar a atividade antibacteriana com o objetivo de inativar as bactérias que existirão na cavidade dentária. Além disso verificar quanto às principais propriedades físico-mecânicas. Será realizada uma revisão sistemática para obter melhor conhecimento sobre o assunto a partir da procura em sete bases de dados: MedLine (PubMed), Lilacs, Ibecs, Web of Science, Scopus, Scielo e The Cochrane Library. Serão selecionado apenas artigos que investigaram monômeros com ação antibacteriana incorporados em sistemas adesivos. Um sistema adesivo autocondicionante de 2 passos experimental livre de HEMA será formulado e usado no estudo (CDC-Bio). A resina adesiva (Bond) será modificada pelo acréscimo 1% em massa de metacrilato de zinco (mZn), metacrilato de prata (mAg) ou metacrilato de alumínio (mAl). O sistema adesivo experimental (resina AD-50) sem adição de nenhum metacrilato será usado como controle e como referência comercial será usado o Clearfil Protect Bond® (Kuraray Co. Ltd., Japan). Os grupos serão então submetidos a testes mecânicos: grau de conversão, resistência a microtração em dentina, sorção e solubilidade, caracterização da camada híbrida, envelhecimento e, biológicos: crescimento de biofilme e citotoxidade. Análise estatística paramétrica será utilizada se os dados atingirem os pressupostos de distribuição normal e igualdade de variâncias. Será empregada Análise de variância segundo um critério ou Análise de variância segundo dois critérios (fator grupo e fator tempo) de acordo com o teste realizado, seguida de método complementar de Tukey (α=5%).

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo será formular e avaliar sistemas adesivos autocondicionantes experimentais, livres de HEMA, contendo metacrilatos, com grupamento metálico, potencialmente antimicrobianos. Além de realizar uma revisão sistemática para verificar a existência e a eficácia de monômeros com ação antibacteriana incorporados em sistemas adesivos. Avaliar o desempenho físico-mecânico do sistema adesivo experimental através de ensaios in vitro. Determinar a atividade antimicrobiana e anti-biofilme destes sistemas adesivos experimentais. Verificar a biocompatibilidade destes sistemas adesivos experimentais através de ensaio de citotoxidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 11/12/2018 05:02:53 (consulta levou 0.092116s)