Nome do Projeto
Evidências do prêmio do mês do dividendo no mercado acionário brasileiro
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/01/2014 - 03/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
Recentemente, Hartzmark e Solomon (2013) mostraram que existem retornos anormais positivos em ações de empresas quando é previsível que elas emitam dividendos. Isso foi denominado o prêmio do mês do dividendo. Os autores mostraram que este prêmio é pouco provável de ser derivado de algum tipo de risco, ocorrendo devido a pressão no preço por parte de indivíduos que valorizam ações de empresas que emitem dividendos. Os dados utilizados por Hartzmark e Solomon são do mercado acionário dos Estados Unidos. Arouri et al (2010) argumentam que em mercados emergentes, o preço dos ativos apresentam maiores evidências de ineficiência, devido a maior volatilidade e risco presente nesses mercados. Nesse sentido, este projeto procura verificar o comportamento do mercado acionário brasileiro durante o período do anúncio e da emissão de dividendos, verificando se o prêmio do mês do dividendo está presente no mercado brasileiro.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é verificar o comportamento do mercado acionário brasileiro durante o anúncio e emissão dos dividendos, verificando as diferenças em relação ao mercado dos Estados Unidos, para assim compreender melhor o que está por trás do prêmio do mês do dividendo.
Mais especificamente, o projeto procura verificar se existe o prêmio do mês do dividendo no Brasil. Baseado no fato de que mercados emergentes apresentam maiores ineficiências na precificação dos ativos, esperamos que o prêmio seja maior no mercado brasileiro. As evidências desse trabalho também têm importantes implicações teóricas e práticas. Do ponto de vista teórico, essas evidências podem contribuir para entender as causas por trás das falhas dos modelos de precificação de ativos existentes. Do ponto de vista prático, esta anomalia pode ser explorada em estratégias de construção de portfólios para se obter retornos esperados maiores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA CARDOSO PEREIRA403/01/201403/01/2015

Página gerada em 24/04/2024 22:41:55 (consulta levou 0.039606s)