Nome do Projeto
Avaliação de sustentabilidade de agroecossistemas hortícolas, com base de produção na Agroecologia e na agricultura familiar, no oeste da região Sul do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/03/2014 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
Esta proposta tem o objetivo de avaliar a sustentabilidade de agroecossistemas de base agricultura familiar e em transição agroecológica, localizados no oeste da região Sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e permitirá conhecer as condições socioeconômicas e ambientais destes agroecossistemas a partir da avaliação de indicadores de sustentabilidade. O estudo apresenta em suas diferentes ações e procedimentos, fundamentos sobre agricultura e desenvolvimento sustentável, que permeiam o pensamento da sociedade. O método para realizar a pesquisa será fundamentado na proposta MESMIS - Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade, executada de forma interdisciplinar e participativa, abordando os atributos da sustentabilidade e as dimensões ambiental, social e econômica. Este trabalho contará com a participação ativa das famílias agricultoras, Universidades, técnicos envolvidos em trabalhos de extensão rural de instituições públicas e de organizações não governamentais. Os Indicadores de Sustentabilidade Compostos previamente stabelecidos são: recursos hídricos, qualidade do solo, adaptação a novos agroecossistemas, trabalho e suas relações, autogestão, diversidade, qualidade de vida e situação econômica. Esses indicadores serão mensurados através de entrevistas semi-estruturadas, questionários, observações de campo e análises laboratoriais.

Objetivo Geral

Avaliar a sustentabilidade de agroecossistemas com atividade na produção de hortícoloas, com base em agricultura familiar e agroecologia, no oeste da região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Caracterizar os agroecossistema, com atividade na produção de hortifrutigranjeiros, e os seus níveis de sustentabilidade, no oeste de estados da região Sul do Brasil.
Identificar os pontos críticos e os indicadores de sustentabilidade dos agroecossistemas em estudo.
Determinar um grupo de unidades de produção de referência, que permita o acompanhamento da sustentabilidade dos níveis de sustentabilidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLAUDIA RODRIGUES DE LIMA211/03/201431/12/2014
GUSTAVO CRIZEL GOMES1011/03/201431/12/2014
RAUL MATOS ARAÚJO1011/03/201431/03/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 166.549,00

Página gerada em 19/04/2024 13:52:12 (consulta levou 0.043106s)