Nome do Projeto
Sistema tutor Multiagentes para ensino de Matemática
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/03/2014 - 31/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Matemática Simbólica
Resumo
Desenvolver metodologias que permitam a integração de ferramentas computacionais, no caso desse projeto, um tutor inteligente, com conteúdos de matemática que são abordados no Ensino Médio e também com disciplinas iniciais do curso de Ciência da Computação/Matemática/Engenharias. A matemática envolve os estudantes nos processos decisórios, coloca nas mãos dos professores um conhecimento que pode ser repassado no ciclo básico, despertando o interesse dos estudantes por essas áreas.
Objetivo Geral
O principal objetivo é utilizar agentes pedagógicos para desenvolver um sistema tutor baseado em multiagentes para ensino de matemática no ensino médio e ainda disponível na plataforma Android.
Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão considerados no desenvolvimento do projeto:
l Incentivar os estudantes do Ensino Médio, em especial do sexo feminino, a profissão das Ciências Exatas.
l Diminuir a evasão dos estudantes que ocorre nos primeiros anos dos cursos de Ciência da Computação/ Engenharias.
l Abordar de forma contextualizada os problemas presentes em questões reais as quais a sociedade precisa lidar.
l Incentivar o estudo de matemática, de forma lúdica, com auxílio de uma ferramenta computacional.
l Reforçar os conteúdos da Matemática do Ensino Médio como Funções e Matrizes, a partir de um sistema tutor, como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos.
l Reforçar os conteúdos de graduação das disciplinas de Cálculo/Álgebra, como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos.
Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão considerados no desenvolvimento do projeto:
l Incentivar os estudantes do Ensino Médio, em especial do sexo feminino, a profissão das Ciências Exatas.
l Diminuir a evasão dos estudantes que ocorre nos primeiros anos dos cursos de Ciência da Computação/ Engenharias.
l Abordar de forma contextualizada os problemas presentes em questões reais as quais a sociedade precisa lidar.
l Incentivar o estudo de matemática, de forma lúdica, com auxílio de uma ferramenta computacional.
l Reforçar os conteúdos da Matemática do Ensino Médio como Funções e Matrizes, a partir de um sistema tutor, como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos.
l Reforçar os conteúdos de graduação das disciplinas de Cálculo/Álgebra, como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | 4 | 10/03/2014 | 31/03/2016 |
CRISTIANE LEITZKE BUSS | 8 | 10/03/2014 | 15/03/2016 |
FERNANDA KRUMREICH HELMS | 20 | 10/03/2014 | 15/04/2015 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 16.800,00 |