Nome do Projeto
Vitrinas e Visual Merchandising: quais variáveis influenciam na qualidade visual das ruas comerciais segundo a percepção do usuário
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/07/2014 - 07/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A temática a ser abordada é a composição das vitrinas de moda através das técnicas de visual merchandising, buscando compreender a importância dessas na atratividade dos pontos de venda e na qualidade visual das ruas comerciais. O estudo pretende contribuir para a identificação de quais variáveis relacionadas ao conceito de visual merchandising devem ser consideradas no processo de requalificação de vias comerciais. Com o desenvolvimento da sociedade do consumo as necessidades visuais são cada vez mais efêmeras, tornando-se um desafio entender os aspectos visuais que devem ser considerados no estudo do projeto de estabelecimentos comerciais, em especial na concepção de vitrinas. Dentro desse contexto, o problema de pesquisa centra-se na lacuna existe na bibliografia que indique quais elementos formais e simbólicos devem ser tratados na arquitetura comercial, com foco na composição de vitrinas, para que ao mesmo tempo que atenda as necessidades de consumo contribua para a qualidade estética das vias comercias, respeitando a identidade urbana local. Em função da falta de conexão entre identidade urbana local e arquitetura comercial muitas vezes são criados ambientes comerciais conhecidos como o que Marc Augé já caracterizava há quase duas décadas atrás como ‘não lugares’.

Objetivo Geral

A pesquisa tem como objetivo geral identificar através da percepção do usuário quais os elementos formais e simbólicos que devem ser considerados na arquitetura comercial, com especial foco na composição estética de vitrinas, para que ao mesmo tempo que as necessidades de consumo da sociedade contemporânea sejam atendidas, a qualidade visual das vias comercias da cidade seja positiva e a identidade urbana local preservada. Os objetivos específicos são os seguintes:
- Analisar o histórico do visual merchandising no âmbito mundial, nacional (Brasil) e local (caso de estudo), tendo como objetivo identificar as transformações da identidade visual das cidades em função da arquitetura comercial tendo como parâmetro a percepção do usuário.
- Identificar espacialmente num ambiente de GIS os estabelecimentos comerciais que hoje utilizam técnicas de visual merchandising na sua composição formal, no caso de estudo.
- Selecionar estabelecimentos comerciais dentre os mapeados a fim de analisar a relação existente entre o conceito utilizado na concepção da arquitetura comercial com foco especial nas vitrinas, a percepção do usuário quanto a qualidade estética da rua comercial hoje e no passado e as vendas ali consolidadas com o objetivo de identificar se essa relação é positiva, ou não, e quais variáveis estão nela envolvidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DA SILVA FREITAS1201/01/201531/07/2015
MANOELA NEVES SIEWERDT4003/03/201401/03/2016
PATRICIA DIAS3003/03/201401/03/2016
PATRICIA DIAS1201/08/201431/12/2014

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