Nome do Projeto
Adesão à alimentação escolar por adolescentes da rede municipal de ensino fundamental de Pelotas/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/04/2014 - 20/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, é importante promover hábitos de alimentação saudável entre crianças e adolescentes para sua manutenção e consolidação na vida adulta e consequente redução do risco de doenças crônicas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem entre seus objetivos, fornecer refeições que cubram as necessidades nutricionais dos estudantes, durante o período letivo. Assim, o presente estudo tem por objetivo avaliar a prevalência da alimentação realizada na escola, assim como a possível sobreposição de alimentos consumidos no ambiente escolar, entre alunos matriculados da 5ª a 8ª série na rede municipal de ensino fundamental da zona urbana do município de Pelotas, RS. O estudo será realizado em uma amostra de cinco escolas sorteadas aleatoriamente, com os alunos selecionados que concordarem em participar, os quais responderão a um questionário sobre a alimentação consumida na escola, sendo o número de participantes estimado de 720. Após, estes serão pesados e medidos para avaliação de seu estado nutricional e seus responsáveis irão responder a um questionário socioeconômico auto-aplicado.

Objetivo Geral

Objetivos
Objetivo geral
- Avaliar a prevalência da alimentação realizada na escola, assim como a possível sobreposição de alimentos consumidos no ambiente escolar, entre alunos matriculados da 5ª a 8ª série na rede municipal de ensino fundamental da zona urbana do município de Pelotas, RS.
Objetivos específicos
- Descrever a frequência de adesão dos adolescentes à alimentação escolar estabelecida pelo PNAE, de acordo com gênero, classe econômica, cor e estado nutricional.
- Avaliar a frequência de consumo da alimentação trazida de casa.
- Avaliar a frequência de consumo de alimentos comprados no ambiente escolar.
- Verificar a prevalência de sobreposição da alimentação consumida pelos adolescentes no ambiente escolar, de acordo com classe econômica, cor e estado nutricional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE SOARES FRANCO1008/04/201420/12/2015
LUDMILA CORREA MUNIZ208/04/201420/12/2015

Página gerada em 28/03/2024 05:46:43 (consulta levou 0.094038s)