Nome do Projeto
Diversidade de Besouros copro-necrófagos (Coleoptera; Scarabaeidae; Scarabaeinae) em Campos Naturais com pecuária do Bioma Pampa, RS, Brasil.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2014 - 15/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Resumo
De todos os biomas do planeta, os campos são os mais cobiçados, utilizados e transformados pelo homem. O bioma pampa objeto de estudo deste projeto possui uma área aproximada de 176.496 km², representando um percentual de 2,07% da área total do Brasil. No Rio Grande do Sul, o bioma pampa ocupa 63% do território do estado. O presente projeto tem por objetivo inventariar a fauna de Scarabaeinae em diferentes municípios localizados no extremo sul do Brasil. Os besouros da subfamília Scarabaeinae são relacionados ao solo e utilizam-se dele para alocar recursos, abrigo e nidificação. A escolha desse grupo específico de inseto é importante a fim de se obterem trabalhos com resultados confiáveis em estudos de diversidade e devido às suas adaptações alimentares, visto que os escarabeídeos são parte de um importante grupo de decompositores nos ecossistemas. As áreas de amostragem abrangem a porção sul do Bioma Pampa no Rio Grande do Sul, referente às cidades de Bagé, Herval (Planalto Sul-Rio-Grandense), Arroio Grande, (Transição entre Planalto e Planície) e Taim (Planície Costeira). Em cada área de estudo serão amostradas três fazendas com áreas de campo, totalizando 12 fazendas. Em cada fazenda, serão dispostas 12 armadilhas organizadas em quadrantes, onde nas arestas do quadrado serão montadas as armadilhas, que terão 20 metros de distância entre os vértices, totalizando 144 armadilhas. As coletas serão realizadas com armadilhas de solo (pitfall traps) iscadas com esterco suíno e humano. Os principais objetivos são inventariar as espécies de Scarabaeinae e relaciona-las com a composição florística e variáveis ambientais do solo e clima, podendo então construir bases para a inferência sobre a ecologia do grupo e seus impactos nas áreas de estudo.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
• Inventariar as espécies de besouros escarabeíneos em campos naturais com pecuária do Bioma Pampa localizados na porção sudeste do Rio Grande do Sul, Brasil.

Objetivos Específicos:
• Analisar a diversidade de Scarabaeinae (abundância e riqueza de espécies e sua composição) de ambientes campestres ao longo de uma transição geográfica (planalto e planície costeira);
• Verificar a distribuição espacial das espécies de Scarabaeinae nos campos naturais com pecuária;
• Relacionar a composição das espécies de Scarabaeinae com a heterogeneidade ambiental das áreas amostradas;
• Realizar levantamento fitossociológico dos campos amostrados a fim de incluir a composição florística como variável ambiental para a distribuição das espécies de escarabeíneos.
• Relacionar a diversidade de espécies de escarabeíneos a diferentes variáveis ambientais relacionadas ao solo (umidade e matéria orgânica), composição da vegetação, temperatura e umidade relativa do ar.
• Verificar influência da lotação de gado nos campos nativos na diversidade de escarabeÍneos nas áreas amostradas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CIBELE CARDOSO OLIVEIRA415/05/201415/12/2014
LEANDRO ENCARNAÇÃO GARCIA2015/05/201415/12/2014
LÁZARO LUIZ DA ROCHA GALLARRAGA215/05/201415/12/2014
PAULO BRETANHA RIBEIRO215/05/201415/12/2014
TAIANE SCHWANTZ DE MORAES215/05/201415/12/2014

Página gerada em 26/04/2024 17:43:12 (consulta levou 0.043069s)