Nome do Projeto
Avaliação das tensões peri-implantares decorrentes de diferentes materiais dentários e influência do uso de placas interoclusais na perda óssea marginal em implantes dentários. Análise de elementos finitos e estudo clínico retrospectivo.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2014 - 01/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
O objetivo deste estudo clínico retrospectivo associado à análise de elementos finitos será avaliar a influência do uso de placa interoclusal na perda óssea em torno de implantes instalados em pacientes bruxômas, assim como avaliar a transmissão de tensões originadas em torno do complexo osso-implante-prótese quando no arco antagonista estiverem presentes coroas metalocerâmicas, metaloplásticas, elementos dentais íntegros e um dispositivo simulando uma placa interoclusal. As hipóteses testadas serão que o uso de placa interoclusal acrílica terá influência na perda de nível ósseo marginal em torno dos implantes e que haverá diferenças nas tensões peri-implantares, originadas pelos diferentes materiais inseridos como antagonistas das próteses implantossuportadas. Serão selecionados para o estudo clínico retrospectivo, pacientes atendidos no Centro de Estudos Odontológicos Meridional, que tenham sido reabilitados com implantes, diagnosticados como bruxômas e que façam uso de placa interoclusal acrílica rígida. Estes serão avaliados clínica e radiograficamente quanto aos aspectos oclusais, características das próteses implantossuportadas e tecidos peri-implantares, condição da osseointegração e perda óssea marginal em torno dos implantes em 04 períodos. Adicionalmente, serão confeccionados modelos de elementos finitos de uma secção posterior de tecido ósseo mandibular, onde serão simulados 04 pré-molares na seguinte ordem: 01 elemento dental íntegro, 02 implantes restaurados com coroas metalocerâmicas individualizadas e 01 elemento dental íntegro. Como antagonistas, serão simuladas uma placa plana de 2 mm em resina acrílica e 05 porções coronárias de pré-molares superiores confeccionados em materiais metalocerâmicos, metaloplásticos e estruturas dentárias íntegras. Neste modelo de elemento finito, serão aplicadas cargas axiais sobre os antagonistas, que simularão a magnitude de força oclusal de pacientes normais e de bruxômas. Serão verificados os deslocamentos máximos, as faixas de tensão máxima, a localização das micro-tensões predominantes e a transmissão de força gerada a partir de cada material avaliado. Os dados obtidos no estudo clínico retrospectivo serão avaliados através de regressão linear e análise multivariada com nível de significância de

Objetivo Geral

Geral
Este estudo retrospectivo longitudinal tem como objetivo avaliar a influência do uso de placa interoclusal acrílica na perda óssea marginal em torno dos implantes instalados em pacientes bruxômas. Adicionalmente, objetiva avaliar a dissipação de tensões originadas em torno do complexo osso-implante-prótese, quando no arco antagonista estiverem presentes coroas metalocerâmicas, coroas metaloplásticas, elementos dentais íntegros e um dispositivo oclusal em resina acrílica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 23/04/2024 23:44:34 (consulta levou 0.063589s)