Nome do Projeto
Representações de gênero em livros didáticos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2014 - 01/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Esta proposta investigativa se sustenta pela necessidade das docentes se apropriarem das representações de gênero que os livros didáticos trazem, já que estes se constituem numa importante ferramenta de trabalho das professoras, que fazem uso constantemente desses materiais nos processos de ensino aprendizagem que implementam em sua rotina de trabalho. Dessa forma, é inegável que os livros didáticos exercem uma influência importante na formação dos discentes, em vários aspectos da vida humana, e também na constituição dos papéis tanto masculino como feminino. Sendo assim, essa pesquisa busca problematizar as concepções de masculino e feminino dos livros didáticos, especialmente os livros da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental utilizadas pela rede pública de ensino da cidade de Pelotas / RS, tanto à nível municipal como estadual. Para dar conta da proposta, o estudo almeja aproximar e dialogar com campos distintos, como a Educação, a Sociologia, a Linguística Aplicada (por meio da Análise Crítica do Discurso) e os estudos de Gênero. Aposta-se na construção de um campo de pesquisa que permita, a partir da análise dos livros didáticos, identificar as compreensões sobra gênero que estes trazem em seu âmago, no que se referem à vários aspectos, como família, relações sociais, trabalho, formação, etc. Com esta proposta, a pesquisa se coloca na tentativa de trazer uma contribuição a esse debate, buscando problematizar as construções de gênero dos livros didáticos, a partir, de um lado, da aproximação da produção acadêmica advinda da teoria feminista com a concretude das experiências docentes.

Objetivo Geral

Como nos mostraram Enguita (1989), Bourdieu (2002) e outros autores, a escola tem, historicamente, produzido e reproduzido desigualdades sociais das mais diversas, tanto de ordem econômica, como racial e étnica, e também de ordem sexual e de gênero. Guacira Louro (1998), Marília Carvalho et al (2009) e outras tantas professoras pesquisadoras tem nos mostrado o papel crucial que a instituição escolar tem exercido no processo de construção de diferenças de gênero, sendo fundamentais na construção do masculino e do feminino.
Como estamos tratando de uma profissão majoritariamente feminina – a docência - penso que seja urgente incorporar essa discussão que a teoria feminista traz, nos processos de formação de professores, tanto na formação inicial como na continuada.
Portanto, no que se refere à formação inicial e continuada de professores, esta proposta investigativa se sustenta pela necessidade das docentes se apropriarem das representações de gênero que os livros didáticos trazem, já que estas se constituem numa importante ferramenta de trabalho das professoras, que fazem uso constantemente desses materiais nos processos de ensino aprendizagem que implementam em sua rotina de trabalho.
Dessa forma, é inegável que os livros didáticos exercem uma influência importante na formação dos discentes, em vários aspectos da vida humana, e também na constituição dos papéis tanto masculino como feminino.
Sendo assim, essa pesquisa busca problematizar as concepções de masculino e feminino dos livros didáticos, especialmente os livros da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental utilizadas pela rede pública de ensino da cidade de Pelotas / RS, tanto à nível municipal como estadual.
Para isso tem-se como principais metas:
1) Identificar as produções bibliográficas didáticas utilizadas nas séries iniciais pela rede de ensino de Pelotas, tanto municipal como estadual;
2) Após, separá-las por das áreas de conhecimento a serem pesquisadas;
3) Realizar e organizar um banco de imagens por áreas de conhecimento a serem pesquisadas;
4) Realizar e organizar um banco de textos por áreas de conhecimento a serem pesquisadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EMERSON RICARDO ESTEVES DA FONSECA2002/09/201401/08/2015
EMERSON RICARDO ESTEVES DA FONSECA1201/08/201431/07/2015
LORI ALTMANN402/09/201401/08/2015
RENATA KABKE PINHEIRO401/05/201401/08/2015

Página gerada em 19/04/2024 15:36:55 (consulta levou 0.040812s)